Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS A TRAQUEOPLASTIA NO PERIODO DE 2018 A 2022 NA FUNDAÇAO HOSPITAL ADRIANO JORGE

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida de pacientes submetidos a traqueoplastia no serviço de cirurgia torácica da Fundação Hospital Adriano Jorge entre os anos de 2018 e 2022 e descrever o perfil clínico-epidemiológico desses pacientes.

Método

Estudo transversal, prospectivo e descritivo, através da coleta de dados de prontuários, entrevista clínica e aplicação do questionário WHOQOL-Bref para avaliação da qualidade de vida em pacientes operados entre os anos de 2018 e 2022. Os dados sociodemográficos serão apresentados com estatística descritiva através do programa Microsoft Excel; as pontuações do questionário WHOQOL-Bref também serão apresentadas através do mesmo programa, conforme o manual para cálculo e interpretação do questionário.

Resultados

Foram avaliados 15 pacientes, sendo a maioria do sexo masculino (73,3%), com média de 44,2 anos, pardos, solteiros, com IMC normal. Mais de 70% eram procedentes de Manaus e autônomos. As etiologias mais frequentes da estenose traqueal foram a IOT por complicações de COVID-19 e TCE grave, com tempo médio de IOT de 14,8 dias. Todos os pacientes foram submetidos a traqueoplastia, com 66,7% deles tendo usado tubo de Montgomery no pós-operatório. A taxa de complicações pós-cirúrgicas foi 46,7%. A média de pontuação de qualidade de vida pelo WHOQOL-Bref foi de 3,4 pontos (escala de 1 a 5), considerada regular. Os domínios mais afetados foram os relacionados à saúde física e o menos afetado, o relacionado ao psicológico.

Conclusões

A qualidade de vida após a correção da estenose traqueal com traqueoplastia pode ser considerada regular, por comprometimento maior dos aspectos que influenciam na saúde física. A maioria dos indivíduos com estenose traqueal nesta amostra era do sexo masculino, em faixa etária jovem, submetidos a IOT por agravos clínicos e traumáticos, que também podem ter influência na qualidade de vida após o tratamento cirúrgico.

Área

Cirurgia das Vias Aéreas

Instituições

FUNDAÇÃO HOSPITAL ADRIANO JORGE - Amazonas - Brasil

Autores

BRUNA VALESSA MOUTINHO PEREIRA, ALTAIR RODRIGUES CHAVES, MARIA CAROLINA COUTINHO XAVIER SOARES, FERNANDA DE SOUZA HENRIQUE, ARTEIRO QUEIROZ MENEZES