Dados do Trabalho
Título
RARO CISTO MESOTELIAL DIAFRAGMATICO EM UM PACIENTE ADULTO - RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar um caso de tratamento cirúrgico de cisto mesotelial diafragmático em um paciente adulto do sexo masculino atendido em um hospital em Curitiba-PR.
Relato do Caso
Lesões diafragmáticas são consideradas de rara ocorrência e em sua maioria são patologias benignas. Os cistos diafragmáticos são lesões congênitas devido a uma anomalia no desenvolvimento do celoma e foram classificados como podendo ser: broncogênico, mesotelial e fibroso.
Cistos mesoteliais intratorácicos representam 5-10% dos tumores mediastinais e, em sua maioria, descobertos e diagnosticados na quarta ou quinta década de vida. Mais de 50% desses cistos são assintomáticos e achados radiológicos acidentais. O tratamento de escolha é a ressecção cirúrgica.
Apresenta-se paciente masculino de 47 anos, tabagista, com história de tosse seca e achado incidental de massa diafragmática em tomografia de tórax sem contraste. Realizada ressonância magnética de tórax que evidenciou lesão ovalada em região posterior, inferior e medial do hemitórax esquerdo, de aspecto cístico com provável conteúdo hiperproteíco de localização extrapulmonar, medindo cerca de 77 x 54 x 71 mm, aparentemente no interior do músculo diafragma esquerdo. Realizada ressecção de cisto diafragmático à esquerda por videotoracoscopia. Anatomopatológico demonstrou tratar-se de cisto simples mesotelial e ausência de malignidade.
Esse trabalho tem como intuito relatar um raro caso de cisto diafragmático mesotelial em um adulto e seu tratamento cirúrgico.
Área
Oncologia Torácica
Instituições
HOSPITAL MARCELINO CHAMPAGNAT - Paraná - Brasil
Autores
LIU ESTRADIOTO, MARIELE REDIVO ALJONAS, ELIDA BATISTA PORELLO, MAJOLI DURAN RODRIGUES SILVA, MARLOS DE SOUZA COELHO, ALLAN AUGUSTO FERRARI, LEONARDO ROEDER ROTILLI, GUSTAVO HIGA OGAWA