Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO ENDOVASCULAR DO TRONCO BRAQUICEFALICO EM FISTULA TRAQUEOINOMINADA POS TRAQUEOPLASTIA – RELATO DE CASO

Objetivo

Objetivo: Diante da alta mortalidade de pacientes com fístula traqueoinominada, apresenta-se um relato de caso de tratamento endovascular do tronco braquiocefálico (artéria inominada) após o diagnóstico de fístula traqueoinominada em paciente com sangramento sentinela.

Relato do Caso

A fístula traqueoinominada consiste em uma condição incomum e fatal, que se desenvolve entre a traqueia anterior e as paredes da artéria inominada posterior. Casos não tratados têm taxa de mortalidade de 100% e mesmo que o reparo cirúrgico inicial tenha sido realizado com sucesso, uma vez que se desenvolve, costuma ser fatal ou altamente mórbido para o paciente em questão.
Trazemos um caso de um paciente de 27 anos, do sexo masculino, encaminhado ao serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba submetido a Traqueoplastia Cervico-Esternal, e que após 1 mês do ato cirúrgico, apresentou hemoptise espontânea, com sangramento sentinela em grande quantidade. Devido a estabilidade clínica do paciente, foi realizada angiotomografia de tórax que evidenciou fístula traqueoinominada em local de traqueoplastia prévia.
Após discussão multidisciplinar com equipe da Cirurgia Vascular e optado pela abordagem endovascular com colocação de prótese em tronco braquiocefálico.
Diante da alta morbimortalidade dos pacientes que apresentam esta condição clínica, apresentamos este relato de caso com tratamento minimamente invasivo que resultou na recuperação do paciente sem sequelas vasculares ou neurológicas e encontra-se em atual boa evolução.

Área

Cirurgia das Vias Aéreas

Instituições

hospital santa casa de misericórdia de curitiba - Paraná - Brasil

Autores

LIU ESTRADIOTO, BIANCA VIESA DISSENHA, SARAH MAGRINELLI SOUZA DURÃES, ELIDA BATISTA PORELLO, MARIELE REDIVO ALJONAS, NATALIE SBALQUEIRO FOGAÇA, NATÁLIA TEIXEIRA OLIVEIRA, DANILO HIROSHI SATO