Dados do Trabalho


Título

LINFANGIOMA CISTICO DE MEDIASTINO POSTERIOR COM APRESENTAÇAO CLINICA INCOMUM– RELATO DE CASO.

Objetivo

: Relatar caso de tumor benigno raro do mediatino, com manifestação clínica atípica de dor torácica.

Relato do Caso

Mulher de 59 anos, deu entrada em pronto socorro referenciado com quadro de dor torácica intensa, atípica, de início há cinco dias e piora progressiva, associada a taquicardia e sudorese. De antecedente pessoal apresentava hipertensão arterial sistêmica, hipotireoidismo e dislipidemia, em uso contínuo de enapril e levotiroxina,. Foi iniciado protocolo de dor torácica, realizado eletrocardiograma e enzimas cardíacas, que não mostraram alterações. Pelo histórico de dislipidemia, foi indicado cateterismo cardíaco que também não mostrou alterações. Paciente submetida a angiotomografia de tórax que evidenciou volumosa formação cística do mediastino posterior, à direita da linha mediana, de paredes finas e regulares, com conteúdo hipoatenuante homogêneo, medindo cerca de 14,9 x 6,2 x 11,9 cm e volume estimado em 571,6 cm3.
Realizada inicialmente tentativa de controle da dor e complementação com exame de ressonância magnética do mediastino, porém paciente evoluiu com manutenção da dor a despeito da analgesia endovenosa otimizada, sendo optado por ressecção cirúrgica da lesão.
A abordagem foi por toracotomia lateral direita em sexto espaço intercostal direito. No inventário da cavidade pleural direita foi evidenciado volumoso cisto mediastinal que se extendia da veia ázigos até a base da cavidade torácica no seio cardiofrênico direito. A lesão apresentava aderências frouxas com parênquima pulmonar, esôfago e pericárdio. Para melhor mobilização do cisto, realizado seu esvaziamento com saída de conteúdo hialino, inodoro. Realizada ressecção completa do cisto sem intercorrências.
O anatomopatológico foi compatível com Linfangioma Cístico (Higroma cístico). Paciente evoluiu no pós operatório com remissão completa da dor, recebeu alta no quinto pós operatório após saque de dreno torácico. No primeiro retorno, 20 dias após a cirugia, referia melhora completa da dor torácica.

Área

Cirurgia do Mediastino

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB - São Paulo - Brasil

Autores

ISADORA RUBIRA FURLAN, ANA RACHEL KOURY MARINHO, IVANA TEIXEIRA DE AGUIAR, TARCISIO ALBERTIN DOS REIS, ERICA NISHIDA HASITOMO, AGLAIA MOREIRA GARCIA XIMENES, DANIELE CRISTINA CATANEO, RAUL LOPES RUIZ JUNIOR