Dados do Trabalho


Título

Simpósio de Câncer de Pulmão como ferramenta de aprendizagem.

Objetivo

O presente estudo tem como objetivo avaliar a importância dos eventos educativos na área da saúde enquanto propagadores do conhecimento acerca do Câncer de pulmão (CP) e sua abordagem multidisciplinar, compreender os conhecimentos prévios dos ouvintes e avaliar o conhecimento obtido no simpósio referente aos temas abordados.

Método

Foi realizado um simpósio internacional de Câncer de Pulmão numa universidade particular do Nordeste com carga horária de 20h em fevereiro de 2023. Um formulário foi aplicado no primeiro dia do simpósio avaliando o conhecimento prévio dos participantes acerca dos temas abordados no evento. Das 10 questões, 6 eram avaliadas na escala de Likert, 3 para assinalar verdadeiro ou falso e 1 de múltipla escolha. As perguntas foram sobre conhecimento geral sobre câncer de pulmão, o papel da equipe multidisciplinar no combate a cessação do tabagismo e sobre o cigarro eletrônico. Ao final do simpósio, o mesmo questionário foi aplicado para avaliar o nível de aprendizado dos participantes.

Resultados

No formulário pré-simpósio, foram registradas 78 respostas sendo 73% mulheres e 27% homens com média geral de idade de 22 anos sendo 85% alunos de Medicina (53% do 1 ano). 70% relataram pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre o tema, 100% tinham conhecimento da associação dos tipos histológicos com o prognóstico e resposta a terapias. Sobre o papel da equipe multidisciplinar na cessação do tabagismo, 55% psicologia, 60,1% fisioterapia e 50% fonoaudiologia. 45,1 % referiram saber dicas sobre parar de fumar e 66, 2% referiram que o cigarro eletrônico (CE) é mais prejudicial que o cigarro convencional (CC). No formulário pós simpósio, 42 respostas, sendo 64% M e 36% H , 87,3% relataram conhecimento sobre o tema pós-simpósio, 100% tinham conhecimento da associação dos tipos histológicos com o prognóstico e resposta a terapias. Sobre o papel da equipe multidisciplinar na cessação do tabagismo, 94,5% psicologia, 98,2% fisioterapia e 96,4% fonoaudiologia. 92,7% referiram saber dicas sobre parar de fumar e 98,2% referiram que o CE é mais prejudicial que o CC. O teste t para amostras pareadas foi realizado entre os 42 alunos que responderam o pré e o pós teste, mostrando um maior conhecimento sobre CP (p<o,oo1) e sobre o papel da psicologia (p<0,001), fisioterapia (p=0,003) e fonoaudiologia (p<0,001) na abordagem do CP após o evento em comparação com antes do simpósio.

Conclusões

Nesse estudo , observamos o aumento do conhecimento dos ouvintes acerca dos temas abordados no Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão , demonstrando o impacto dos eventos educativos da área da saúde.

Área

Oncologia Torácica

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

HELVÉCIO NEVES FEITOSA FILHO, NATHÁLIA PINHEIRO RODRIGUES, JÚLIA SILVA PINHEIRO FIRMINO, WILSON SANCHES SANCHES GALAS, DENISE NUNES OLIVEIRA, JULIANA CARNEIRO MELO, LETÍCIA PINHEIRO PONTES, RIAN VILAR LIMA