Dados do Trabalho


Título

TUMOR MEDIASTINAL DE MUSCULO LISO DE POTENCIAL MALIGNO INCERTO EM PACIENTE ADULTO - UM RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso de tumor de mediastino posterior de origem incerta em um paciente adulto do sexo masculino atendido em um hospital universitário de Curitiba-PR.

Relato do Caso

O mediastino é a região do tórax localizada entre as duas pleuras mediastinais dividido em compartimentos: superior e inferior. O compartimento inferior é subdividido em anterior, médio e posterior. Essa divisão em compartimentos possui grande importância clínica e cirúrgica, visto que, as doenças do mediastino, em sua maioria, possuem uma localização de preferência, contribuindo para o diagnóstico correto. Neste relato abordaremos os tumores do mediastino posterior.
Os tumores do mediastino posterior estão relacionados aos tumores neurogênicos, dado os componentes deste compartimento, sendo estes: tecido mole paravertebral com presença de linfonodos e diversas estruturas neurais, em específico, a cadeia simpática e nervos periféricos e raízes. No que lhe concerne, os tumores neurogênicos são divididos em três categorias: tumores originados de nervos periféricos, tumores originados de gânglios simpáticos e tumores originados do tecido paragangliônico e, possuem, frequentemente, característica benigna.
Apresenta-se paciente masculino, de 42 anos, com história de dor em região torácica e disfagia, com broncoscopia demonstrando compressão extrínseca do brônquio do lobo inferior direito e ressonância magnética de tórax com massa bem delimitada com centro necrótico/ liquefeito e paredes espessadas e irregulares localizada no mediastino posterior, em íntimo contato com o átrio esquerdo, com o esôfago e com a porção descendente da aorta. Realizada ressecção de tumor do mediastino. Painel imuno-histoquímico e anatomopatológico demonstrando neoplasia mesenquimal fusocelular com áreas de estroma mixóide compatível com tumor de músculo liso de potencial maligno incerto.
Este trabalho tem como intuito relatar um caso incomum de mediastino posterior, visto que mais comumente são os tumores de origem neurogenica, o tratamento realizado e o acompanhamento deste paciente.

Área

Cirurgia do Mediastino

Instituições

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Paraná - Brasil

Autores

BIANCA VIESA DISSENHA, MAJOLI DURAN RODRIGUES SILVA, ELIDA BATISTA PORELLO, MARIELE REDIVO ALJONAS, DANILO HIROSHI SATO, LIU ESTRADIOTO, ALLAN AUGUSTO FERRARI, LEONARDO ROEDER ROTILLI