Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE LESAO PSEUDOTUMORAL EM MEDIASTINO ANTERIOR

Objetivo

Relatar caso de massa mediastinal de partes moles e calcificações em paciente com sequelas de um acidente automobilístico prévio.

Relato do Caso

Paciente sexo feminino, 64 anos, portadora de hipertensão arterial sistêmica e insuficiência cardíaca congestiva controlada, apresenta disfonia e paresia de hemicorpo direito decorrente de um acidente automobilístico prévio, procurou atendimento médico com quadro de dispneia progressiva há aproximadamente um ano e meio, seguida de queda no estado geral. Tomografia computadorizada de tórax evidenciou uma massa de densidade de partes moles e calcificação de permeio, no mediastino anterior, medindo 3,8 x 2,1 cm, além de calcificações parietais em aorta torácica e na topografia das artérias coronárias e valvares, opacidades atelectásicas em língula e lobos inferiores, espessamento nodulariforme, de localização subpleural, em hemitórax esquerdo, no segmento basal lateral do lobo inferior. Foi indicado uma avaliação funcional, um ecocardiograma e um plano de ressecção de massa mediastinal por vídeo. Além disso, foi realizado um estudo histoquímico que comprovou uma reação giganto-histocitária tipo corpo estranho e fibrose ao redor de vacúolos opticamente vazios, com restos hemáticos e presença de cristais de colesterol. A paciente foi submetida a ressecção de tumor de mediastino anterior por vídeotoracoscopia e foi liberada para casa com orientações.

Área

Cirurgia do Mediastino

Instituições

Hospital Geral Dr Beda - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

RICARDO DE AZEVEDO, IVAN DE AZEVEDO, RICARDO MADEIRA, RODRIGO DE MORAIS, ESTER MARTINS, MARIA EDUARDA CATALÃ, ISADORA RIBEIRO