Dados do Trabalho


Título

PLICATURA DIAFRAGMATICA ROBOTICA PARA EVENTRAÇAO: ANALISE RETROSPECTIVA DOS RESULTADOS E ASPECTOS TECNICOS.

Objetivo

Análisar a viabilidade e as vantagens da realização da plicatura diafragmática por cirurgia robótica via torácica. Metodização da técnica e avaliação da morbidade e resultados pós-operatórios (avaliação clínica/radiológica e valores espirométricos comparativos entre antes e após à cirurgia) e recidiva.

Método

Este estudo preliminar retrospectivo que avaliou 6 paciente portadores de eventração diafragmática sintomáticos que foram submetidos a plicatura diafragmática por cirurgia robótica via torácica (Sistema Robótico Da Vinci Xi). Esses pacientes foram operados entre abril de 2019 a novembro de 2022. Foram analisados a morbidade, tempo de internação em terapia intensiva e hospitalar, avaliação clínica/radiológica e valores espirométricos comparativos entre antes e após a cirurgia e recidiva.

Resultados

Não se observou óbito.
Um paciente apresentou no pós-operatório tardio semi-oclusão intestinal com necessidade de lise de aderência junto ao angulo esplênico do colon por vídeolaparoscopia.
A análise clínica/radiológica demonstrou um melhora importante. Houve melhora nos valores espirométricos principalmente da capacidade vital forçada (CVF) (média de 12%).


Conclusões

Para concluir, os dados demonstram uma melhora no padrão respiratório dos pacientes com eventração diafragmática submetidos à cirurgia de plicatura diafragmática, com um ganho tanto do volume expiratório forçado no 1º segundo quanto na capacidade vital forçada, que foi comprovada nos pacientes. A técnica operatória deverá ser à critério e experiência do serviço, dando preferência às técnicas minimamente invasivas, que demonstram superioridade em menor tempo de internação e menor morbidade ao paciente, com retorno precoce às atividades. Ressalta-se a grande vantagem do sistema robótico em relação a vídeotoracoscopia uma vez que nessa patologia há a necessidade de realização de muitos pontos para a confecção de uma plicatura diafragmática eficiente.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva

Instituições

Hospital Universitário Pedro Ernesto FCM-UERJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

HERIC SUCKOW DE BARROS, EDUARDO HARUO SAITO, RODOLFO ACATAUASSU NUNES, IVAN MATHIAS FILHO, CARLOS EDUARDO LIMA, CLAUDIO HIGA, BERNARDO GIOSEPE AGOGLIA