Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO PRIMEIRO DO CURSO DE HABILITAÇAO EM CIRURGIA ROBOTICA DA SBCT

Objetivo

Os requisitos para a adequada formação do cirurgião torácico robótico vêm se definindo desde o primeiro procedimento realizado no Brasil, a cerca de 11 anos. Com a ampliação dos sistemas robóticos a partir de 2016 foi necessária maior discussão sobre a certificação e habilitação do cirurgião torácico para a técnica robótica. A princípio a certificação do cirurgião torácico só acontecia no exterior o que dificultava a disseminação da técnica pois apesar de o robô disponível não tínhamos cirurgiões certificado/habilitados.

Método

Avaliação de base de dados e pesquisa de Google forms dos inscritos no curso.

Resultados

Foram inscritos 73 cirurgiões torácicos das mais variadas regiões do país. Apenas 10 preencheram a planilha elaborada, mas foi possível a definição de pontos a serem trabalhados para fortalecimento da técnica. Notamos uma maioria de colegas que aderiram a técnica robótica sendo mais frequente as operações em colegas com mais de 15 anos de profissão. Percebemos que menos de 20% dos colegas tinham vivência com a técnica o que corrobora com o recente desenvolvimento da cirurgia robótica no nosso país. Das críticas mais citadas a disseminação da técnica está o custo para sua realização.

Conclusões

A criação de centros certificadores no Brasil foi um passo importante, mas mais ainda a criação do curso de Cirurgia Robótica Torácica pela SBCT permitiu a garantia de acesso do cirurgião torácico à técnica mesmo que em centros menores.

Área

Fronteiras em Cirurgia Torácica

Instituições

SBCT - São Paulo - Brasil

Autores

ERLON DE AVILA CARVALHO, DANIEL OLIVEIRA BONOMI, MÁRCIO OLIVEIRA LUCAS, REITAN RIBEIRO