Dados do Trabalho


Título

BIOPSIA TRANSTORACICA GUIADA POR TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA REALIZADA PELO CIRURGIAO TORACICO EM 69 CASOS

Objetivo

Avaliar os resultados de uma coorte retrospectiva de adultos submetidos a biópsia transtorácica guiada por tomografia em um serviço  universitário que foram realizadas pela equipe de cirurgia torácica. O estudo tem a finalidade de averiguar a factibilidade da realização desse tipo de procedimento pelo cirurgião torácico  em comparação a resultados de serviços especializados.

Método

Foram incluídos 69 pacientes consecutivos submetidos biópsia transtorácica guiada por tomografia computadorizada, no período de fevereiro/2019 a dezembro/2022. Os dados foram obtidos através da análise de prontuário eletrônico e dos exames em sistema PACS.  Foram observadas a localização, dimensão, distância do tumor até a pleura parietal, distância do trajeto (pele até lesão), complicações e obtenção de diagnóstico histopatológico. 

Resultados

No estudo, 51% dos pacientes foram do sexo feminino com média de idade de 67 anos, 9 pacientes apresentavam tumoração  pleural e na parede torácica, 5 em mediastino e 55 no parênquima pulmonar. Na maioria dos casos, a distância máxima entre o tumor e a pleura parietal foi de 3cm, com exceção de um paciente com distância de 6,4cm e a distância máxima de trajeto foi de 10,8cm. Nas lesões no parênquima pulmonar, o maior diâmetro tumoral foi de 14cm e o menor 1,7cm (média de 6,8cm e mediana de 6,6cm), sendo que 2 pacientes apresentavam lesões menores que 2cm. Das lesões no parênquima, 81% foram diagnosticadas histologicamente como de natureza maligna, 10% benigna e 9% inconclusiva, e 2 destes foram rebiopsiados e obtiveram diagnóstico de tuberculose, apresentando uma acurácia de 91%. Não houve diferença para diagnostico entre lesões maiores ou menores de 2cm. Observou-se maior taxa diagnostica nas lesões malignas. No estudo, 10% dos pacientes evoluíram com pequeno pneumotórax e 2% com hemotórax laminar, ambos sem necessidade de intervenção. 

Conclusões

A biopsia transtorácica guiada por tomografia computadorizada, em casos selecionados, realizada pelo cirurgião torácico, obteve acurácia semelhante ao de serviços especializados e taxa de complicações comparável.
 

Área

Oncologia Torácica

Instituições

Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo - São Paulo - Brasil

Autores

PAULLA PETRIZZO, AURELINO FERNANDES SCHMIDT JUNIOR, GABRIELE ESMERALDA SANTANA LEAL, MARCUS MONACO, OLAVO RIBEIRO RODRIGUES, ELVES BARBOSA COUTINHO