Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM CIRURGICA DE BLASTOMA PULMONAR GIGANTE DIREITO E MANEJO DE CHOQUE CARDIOGENICO COMPRESSIVO INTRAOPERATORIO

Objetivo

O blastoma pulmonar é um tumor raro, maligno, de crescimento rápido, que muitas vezes leva à metástase. Esse trabalho aborda os aspectos técnicos em pneumonectomia em grandes tumores, bem como os aspectos oncológicos em tumor raro na prática clínica, sobretudo nesse caso de um blastoma pulmonar gigante em paciente jovem e gestante.

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, 28 anos, gestante de 39 semanas, admitida em hospital de referência após quadro de mialgia, tosse, coriza e febre. Ao raio X, percebe-se hemitórax direito com aspecto velado, recebendo diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade. Após realização de broncoscopia, percebe-se massa volumosa em brônquio direito, recebendo diagnóstico anatomopatológico de blastoma pulmonar predominantemente epitelial de 17 cm, ocupando totalmente os lobos superior e médio com metástase intrapulmonar para lobo inferior ipsilateral medindo 2,5 cm. Um mês após indução de parto, paciente foi submetida a pneumonectomia, iniciada com toracotomia postero-lateral extendida, com ressecção do 5º arco costal para acesso. Devido à proporção do tumor, entretanto, ao colocar-se a paciente em decúbito lateral esquerdo, a compressão do coração pela massa fez a mesma evoluir com choque cardiogênico grave refratário a uso de drogas vasoativas, ocorrendo a reversão por meio de abordagem do hilo pulmonar com elevação manual do tumor, descomprimindo o coração melhorando assim a hemodinâmica da paciente e possibilitando o término da cirurgia. No pós-operatório, paciente apresentou piora do quadro hemodinâmico, evoluindo para segundo choque cardiogênico devido à balanço mediastinal. Após abertura de cateter sentinela paciente apresentou melhora hemodinâmica imediata, recebendo alta do CTI no 5º DPO e alta hospitalar no 11º DPO. Conclusão: O presente trabalho destaca a necessidade de diagnóstico precoce, bem como a necessidade de atentar-se à ocorrência de choques cardiogênios intraoperatórios durante pneumonectomias em grandes tumores.



Área

Oncologia Torácica

Instituições

HC UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

ERLON DE AVILA CARVALHO, DANIEL OLIVEIRA BONOMI, PAMMELA JACOMELI LEMBI, WALESKA GIAROLA MAGALHÃES, ASTUNALDO JUNIOR DE MACEDO PINHO