Dados do Trabalho


Título

RESULTADOS DO TRATAMENTO ENDOSCOPICO COM USO DE PROTESES NAS ESTENOSES LARINGOTRAQUEAIS

Objetivo

Avaliar o resultado do tratamento endoscópico com próteses nas estenoses laringotraqueais em nossa instituição.

Método

Estudo retrospectivo de 2019 a 2022 de 52 pacientes com estenose laríngea e/ou traqueal que foram submetidos a IOT por indicação e tempo variados apresentando sintomas respiratórios agudos levados a tratamento endoscópico com uso de prótese.

Resultados

O diagnóstico de todos os pacientes foi confirmado com broncoscopia flexível seguido de dilatação laringotraqueal com broncoscopia rígida para melhora da insuficiência respiratória. Em todos os casos a prótese foi colocada até 7 dias após a primeira dilatação. A idade média dos pacientes foi de 22 anos, o sexo prevalente foi masculino, o tempo de internação hospitalar variou de 8 a 24 horas com média de 12 horas. Em cinco pacientes a prótese foi expelida no mesmo dia da sua colocação necessitando retorno ao hospital; em três ocorreu deslocamento 4 dias, um mês e 3 meses após a aplicação da prótese. Sete pacientes apresentaram disfonia pós procedimento com melhora total dos sintomas em dias. Não ocorreram lesões nas vias aéreas. Ocorreu um óbito.

Conclusões

A broncoscopia flexível é fundamental para confirmação do diagnóstico e localização da estenose para planejamento do procedimento. A dilatação com broncoscopia rígida tem baixa morbidade. O uso de próteses para os casos agudos tem ótimo resultado, com baixo índice de complicações e retorno precoce dos pacientes para suas atividades, tempo hospitalar baixo e custo/efetividade muito alto.

Área

Cirurgia das Vias Aéreas

Instituições

Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

MARCELO MANZANO SAID, JOSÉ LUIS BRAGA DE AQUINO, DANIELLA THOMÉ CAMPAGNOLLI, MÔNICA MARTINS KORTZ TOLEDO, MARIA EDUARDA MARINHO DE CASTRO NEGREIROS, PEDRO HENRIQUE TEIXEIRA MARQUES DOS SANTOS