Dados do Trabalho
Título
GRAMPEADORES NACIONAIS DE BAIXO CUSTO
Objetivo
Avaliar a redução de custos e propor soluções para a melhor disponibilidade de grampeadores endoscópicos no Brasil.
Método
Este é um estudo experimental, onde será aventado maneiras de baratear os grampeadores cirúrgicos em território nacional.
Resultados
Após extensa pesquisa e entrevista com os fabricantes, foi identificado gastos que excedem a produção dos grampeadores em si, o valor agregado do produto recebe muito mais influência de fatores logísticos, com representantes da marca e registros, por exemplo, do que com a própria tecnologia e materiais. Quando pensamos em mudar o formato ou materiais envolvidos nessa produção, fica claro que há problemas quanto à qualidade e confiabilidade do material. Portanto, mudar o formato ou o material usado não teria tanto impacto no custo, mas poderia acarretar graves complicações.
Conclusões
Na literatura não foram encontradas iniciativas com o intuito de diminuir os custos dos grampeadores cirúrgicos. A grande maioria dos estudos está relacionado ao aprimoramento do equipamento e das técnicas cirúrgicas com foco somente nos resultados. Os estudos relacionados a custo cirúrgico se baseiam principalmente em técnicas alternativas ou otimização do uso dos recursos já existentes. Por outro lado, a mudança de formato ou de material pode ter uma menor relevância em custo, com possíveis desfechos ruins. Essa análise nos leva a pensar que o caminho pode estar em reduzir custos de transporte, intermediários ou custos administrativos relacionados à apresentação e distribuição dos produtos.
Área
Ciência Básica
Instituições
Unifesp - São Paulo - Brasil
Autores
CAIO VINICIUS LEONE, ANDRE MIOTTO, ERNESTO EVANGELISTA NETO, JOÃO ALESSIO JULIANO PERFEITO