Dados do Trabalho
Título
INTERVENÇOES MINIMAMENTE INVASIVAS PARA BIOPSIA DE NODULOS PULMONARES - REVISAO SISTEMATICA E METANALISE
Objetivo
Os exames de imagem são importantes para o diagnóstico no manejo dos nódulos pulmonares; no entanto, a biópsia é necessária para confirmar a malignidade. O objetivo deste trabalho é comparar o rendimento diagnóstico e segurança de diferentes técnicas utilizadas para a biópsia de nódulos pulmonares.
Método
Revisão sistemática e metanálise realizada com a metodologia Cochrane de ensaios clínicos randomizados (ECRs) sobre técnicas minimamente invasivas de biópsia de nódulos pulmonares, incluindo biópsia percutânea guiada por tomografia (PERCUT), biópsias transbrônquicas guiadas por fluoroscopia (FLUOR), ultrassom endobrônquico (EBUSR) e navegação eletromagnética (NAVIG). Os desfechos primários foram rendimento diagnóstico, eventos adversos maiores e a necessidade de abordagem por outra técnica.
Resultados
Sete ECRs foram incluídos, com um total de 913 participantes (39,2% mulheres, idade média: 59,28 anos). Em relação ao rendimento diagnóstico, houve pouca ou nenhuma vantagem de PERCUT em relação a FLUOR (P = 0,84), pouca ou nenhuma vantagem de PERCUT em relação a EBUSR (P = 0,32), uma ligeiro vantagem de NAVIG sobre FLUOR (P = 0,17) e pouca ou nenhuma vantagem de EBUSR em relação a NAVIG (P = 0,17), no entanto, os intervalos de confiança para as estimativas de tamanho de efeito foram amplos e compatíveis com benefício clinicamente relevante para as duas intervenções comparadas. EBUSR pode ter rendimento diagnóstico melhor que FLUOR (P = 0,34). PERCUT mostrou pouco ou nenhuma vantagem em relação a todas as técnicas broncoscópicas (P = 0,02). No entanto, para todas estas estimativas a certeza da evidência foi baixa ou muito baixa, o que significa que futuros estudos muito provavelmente podem modificá-las ou que as evidências disponíveis até o momento são incertas.
Conclusões
Esta revisão sistemática não identificou evidências de alta certeza para apoiar um método de biópsia ou outros. O método de escolha deve considerar disponibilidade, acessibilidade e custo, pois não foi observada diferença na segurança e no rendimento diagnóstico. Novos ECRs planejados, conduzidos e relatados com rigor metodológico e transparência são necessários sobre esse assunto, e estudos adicionais devem fornecer informações sobre custo, relação entre tamanho e localização do nódulo, bem como sua relação destes com os resultados da biópsia.
Área
Fronteiras em Cirurgia Torácica
Instituições
Escola Paulista de Medicina - UNIFESP - São Paulo - Brasil
Autores
ANDRÉ MIOTTO, JOÃO ALÉSSIO JULIANO PERFEITO, RAFAEL LEITE PACHECO, CAROLINA OLIVEIRA CRUZ LATORRACA, RACHEL RIERA