Dados do Trabalho


Título

PNEUMOTÓRAX ESPONTÂNEO E BOLHA GIGANTE DE PULMÃO ASSOCIADOS A SEQUESTRO PULMONAR

Objetivo

O sequestro pulmonar é uma malformação congênita rara (6,6%) mais comum em homens, caracterizada pela presença de massa de tecido pulmonar sem comunicação com a árvore brônquica e com suprimento arterial pela circulação sistêmica. Os sequestros pulmonares são divididos em intra-lobar ou extra-lobar, este sendo revestido por pleura própria. Normalmente, o diagnóstico é feito nos primeiros 6 meses de vida e é associado a outras malformações congênitas como hérnia diafragmática, enfisema lobar congênito ou cisto broncogênico. A localização mais comum é no hemitórax esquerdo, entre o lobo inferior e o diafragma, sendo suprido diretamente por ramo da aorta torácica ou abdominal. Considerando o quadro descrito e suas manifestações comuns, nota-se a raridade da situação e não foram encontrados casos similares na literatura.
Objetivos: relatar caso raro no sexo feminino de sequestro extra-lobar com bolha enfisematosa gigante associada.

Relato do Caso

G.N.S., 27 a, feminino, , tabagista (14 anos.maço) e sem antecedentes pneumológicos, natural da Bahia procedente de São Paulo. Encaminhada à Santa Casa de São Paulo de outro serviço para investigação devido à não reexpansão pulmonar adequada após 15 dias da realização de drenagem de tórax e antibioticoterapia como tratamento para pneumotórax espontâneo. Na admissão no nosso serviço relatava tosse seca havia 45 dias, de início súbito, com piora à noite, sem febre, com dispnéia aos moderados esforços, além de náusea e vômito pós-prandiais. Ao ser avaliada, identificou-se pelos exames de imagem uma bolha pulmonar gigante e líquido no terço inferior do pulmão esquerdo. Foi indicada toracotomia sendo que, no intra – operatório, identificou-se, além da presença de bolha gigante rota ocupando cerca de 70% do LIE, a presença de um ramo anômalo da aorta descendente nutrindo a lesão, caracterizando assim um sequestro pulmonar extra-lobar. O estudo anatomopatológico confirmou o sequestro pulmonar e o enfisema pulmonar bolhoso com processo inflamatório crônico, associado a pneumonia em organização.

Área

Pneumopatias Avançadas

Instituições

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA PRADO FONTANA, ANDRESSA BEBER CASTILHO, LUIZ GUILHERME SANTOS MAKSOUD, RODRIGO TOSHIO SAKAE, MARCIO BOTTER, VICENTE DORGAN NETO