Dados do Trabalho
Título
PAPILOMA ESCAMOCELULAR EM TRAQUEIA DISTAL EM PACIENTE ADULTO – UM RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar um caso de papilomatose acometendo unicamente a traqueia em uma paciente adulta do sexo feminino atendida em um Hospital Universitário em Curitiba-PR
Relato do Caso
A papilomatose de via aérea é uma patologia incomum. É causada pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), principalmente tipos 6 e 11. Ocorre preferencialmente em crianças e acomete mais comumente a laringe. O comprometimento de vias aéreas baixas (traqueia e brônquios) acontece em apenas 3 a 8% dos casos, e mesmo quando isso ocorre, apresenta em concomitância o acometimento laríngeo.
Quando ocorre na laringe, a apresentação clínica cursa com disfonia e estridor, porém o acometimento de vias aéreas baixas, causa sintomas inespecíficos como tosse crônica, dispneia, estridor inspiratório e expiratório, infecções respiratórias recorrentes e hemoptise, logo seu diagnóstico é um desafio.
Apresenta-se paciente feminina, de 58 anos, com história de dispneia aos moderados esforços, com espirometria demonstrando distúrbio ventilatório obstrutivo grave e tomografia computadorizada de pescoço e tórax com formação vegetante em traqueia distal. Realizada broncoscopia com pólipo na traqueia distal que obstruía completamente sua luz. Realizada ressecção endoscópica da lesão. Anatomopatológico demonstrando papiloma escamocelular de etiologia viral.
Este relato visa chamar a atenção para o diagnóstico diferencial de papilomatose em vias aéreas inferiores, mesmo em pacientes adultos sem acometimento laríngeo.
Área
Cirurgia das Vias Aéreas
Instituições
Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Paraná - Brasil
Autores
BIANCA VIESA DISSENHA, ÉLIDA BATISTA PORELLO, MARIELE REDIVO ALJONAS, NATÁLIA TEIXEIRA OLIVEIRA, SARAH MAGRINELLI SOUZA DURÃES, DANILO HIROSHI SATO, LIU ESTRADIOTO, ANA LAURA CABRINI