Dados do Trabalho


Título

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS MEDIDAS DO DESCRITOR T EM CANCER DE PULMAO PELO SOFTWARE IMAGE J.

Objetivo

Comparar as imagens das medidas obtidas por métodos radiográficos pré-operatórios,com as medidas das peças operatórias, e observar se há concordância ou discrepância entre as técnicas usuais de mensuração do Descritor T.

Método

Estudo retrospectivo de uma série de 83 amostras de câncer de pulmão operados no período de 2010-2021. Para mensuração do Descritor T, incluiu-se no estudo pacientes T1-4 operados segundo as diretrizes da 8ª edição do estadiamento TNM-2017. utilizou-se as imagens obtidas por Raio-X de tórax, por TC, por medida direta da peça operatória a fresco e medida da peça operatória fixada em solução de formalina. A amostra contendo as imagens fotográficas digitalizadas das peças ressecadas, bem como as imagens radiográficas de cada caso, foram obtidas do arquivo cirúrgico do Instituto do Tórax de Mogi das Cruzes. As medidas pré-operatórias foram comparadas, caso a caso, com as medidas obtidas na análise anatomopatológica do setor de patologia do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (SPDM/UMC). As medidas obtidas foram reunidas em 5 grupos para comparação. No grupo I, obteve-se 7 casos para comparação das 4 medidas (RX, TC, PFr, PFix). No Grupo II ( RX,TC, PFr), agruparam-se 22 casos para comparação de 3 medidas. No Grupo III (RX, PFr, PFix), distribuiu-se 13 casos; no Grupo IV (PFr + PFix), foram analisados 31 casos. No Grupo V (TC + PFr), foram analisados 16 casos. Utilizou-se o software IMAGE J e uma referência métrica para mensuração do menor e maior eixo do tumor. O Software fez a conversão do número de pixels contidos nos diâmetros do tumor para a leitura das imagens em centímetros. O processamento das imagens foi realizado no NPT. Na análise estatística entre os grupos, utilizou-se o teste t student para verificar se existia diferença estatisticamente significante entre as medidas e, para comparação entre as variáveis, utilizou-se o índice de concordância (C-índice).

Resultados

A análise comparativa entre as medidas obtidas do Descritor T dentro dos grupos, não demonstrou diferenças estatisticamente significantes,havendo concordância entre os diferentes métodos de mensuração do Descritor T.

Conclusões

A adoção de qualquer um dos quatro métodos de mensuração são coerentes para a determinação do Descritor T em tumores de tamanho T1- 4, por Raio-X, por TC axial e por medidas da peça a fresco ou fixada em solução de formalina a 10%. O shrinkage que ocorre após a fixação do tumor parece não impactar na redução das medidas do Descritor T. Este trabalho corrobora a atual recomendação do Comitê internacional de estadiamento TNM para informações e coleta de dados.

Abreviações: PFr peça fresca; PFix peça fixada; SPDM Associação Paulista para o desenvolvimento da medicina; NPT Nucleo de Pesquisas Tecnológicas.
Palavras-chave: Descritor T, Câncer de Pulmão, Estadiamento.

Área

Oncologia Torácica

Instituições

Faculdade de Medicina de Marília - São Paulo - Brasil, Universidade de Mogi das Cruzes - São Paulo - Brasil

Autores

PHILIP ARAUJO OLIVEIRA, ALESSANDRO PEREIRA DA SILVA, PAULO OLIVEIRA CARVALHO, AURELINO FERNANDES SCHMIDT JR, MARCUS MONACO, GABRIELE ESMERALDA SANTANA LEAL, JOSÉ ROBERTO MARQUES, OLAVO RIBEIRO RODRIGUES