Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA TECNOLOGIA GENEXPERT MTB/RIF NO DIAGNOSTICO DA TUBERCULOSE PLEURAL EM UM HOSPITAL TERCIARIO: ANALISE PRELIMINAR

Objetivo

Avaliar a eficácia do teste rápido molecular GeneXpert® MTB/RIF no fragmento de pleura parietal e no líquido pleural, colhidos por vídeotoracoscopia, para o diagnóstico de tuberculose e comparar com o exame histopatológico.

Método

Trata-se de um estudo de acurácia, transversal, observacional, prospectivo e não-randomizado, aprovado no comitê de ética local (CEP-HUGG) e em andamento. Quinze pacientes portadores de derrame pleural suspeitos de tuberculose foram submetidos à vídeotoracoscopia, indicada após toracocentese diagnóstica inconclusiva e com recidiva do derrame. Três pacientes com derrames pleurais de outras etiologias, sem histórico de tuberculose, foram selecionados como controles negativos. As amostras coletadas do líquido pleural e da pleura parietal foram analisadas pelos exames convencionais (bioquímica, bacteriologia, cito e histopatologia) e pelo teste GeneXpert® MTB/RIF.

Resultados

Dos quinze pacientes selecionados inicialmente, sete tiveram todos os exames e o teste GeneXpert® MTB/RIF analisados e foram incluídos neste estudo até o presente momento. Destes, 57% (4/7) eram do sexo feminino e 43% (3/7) do sexo masculino, com idade variando de 21 a 63, e média de 42,3 anos. O teste GeneXpert® MTB/RIF foi positivo em 71,4% (5/7) na pleura e em 29% (2/7) no líquido pleural dos pacientes. Foi identificada resistência à Rifampicina em 20% (1/5) dos pacientes. Os exames histopatológico e bacteriológico foram, respectivamente, positivos e negativos para tuberculose em 100% (7/7) dos pacientes. Configurou-se uma sensibilidade do teste GeneXpert® MTB/RIF de 71% e 29% na pleura e no líquido, respectivamente, com 100% de especificidade. Os três pacientes do controle negativo não apresentaram resultados positivos em nenhum dos testes. Todos os pacientes GeneXpert® MTB/RIF positivos iniciaram o tratamento específico para tuberculose no D1 pós-operatório.

Conclusões

A análise preliminar deste estudo nos permitiu inferir que o teste GeneXpert® MTB/RIF da pleura parietal mostrou altos percentuais de sensibilidade e especificidade, com grande potencial para o diagnóstico rápido de tuberculose pleural. A continuidade desse estudo poderá corroborar esses achados e viabilizar uma padronização da técnica na prática clínica.

Área

Afecções Pleurais

Instituições

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

DAVID GITIRANA DA ROCHA, PEDRO GUIMARAES ROCHA LIMA, ROSSANO KEPLER ALVIM FIORELLI, ALEXANDRE FINOQUIO VIRLA, PABLO NOGUEIRA LINHARES MARQUES DE MAGALHÃES, GABRIELLE SANTOS OLIVEIRA, LORENA DUARTE FERNANDES, MARIA RIBEIRO SANTOS MORARD