Dados do Trabalho


Título

CISTO PERICARDICO GIGANTE PARATRAQUEAL

Objetivo

Descrever cisto pericárdico de localização paratraqueal incomum. O cisto pericárdico é patologia benigna de localização mais comum adjacente ao diafragma, sendo a localização no seio pericardiofrênico a mais frequente. A ocorrência longe do diafragma corresponde a menos de 15% dos casos. Comumente assintomático, só tem indicação quando adquire grandes dimensões ou causa sintomas, sendo esse comumente por compressão de estruturas ou restrição pulmonar. Comumente de origem congênita, o trauma torácico pode ser o motivo do seu surgimento, inclusive pericardite após cirurgia cardíaca.

Relato do Caso

Mulher, 39 anos, com queixas de dor no dorso e dispneia aos esforços. Tinha história prévia de valvuloplastia mitral há 18 anos. Ressonância nuclear magnética confirmou lesão cística de 8,9x7,8x7,6cm em topografia paratraqueal direita com importante desvios das estruturas vizinhas. A tomografia e a ressonância levantavam a hipótese de cisto pericárdico ou linfangioma. Foi realizada uma pleuroscopia por vídeo em decúbito lateral esquerdo em anestesia geral com tubo de duplo lúmen. A lesão era completamente livre de aderências com o pulmão e era nítida o conteúdo cístico e translúcido. Após a abertura o conteúdo era citrino claro. Foi realizado a retirada da parte livre da parede do cisto. A parede livre foi ressecada, mas infelizmente a parede em contato com a traqueia e a veia cava era impossível de ser ressecada com segurança por ser extremamente fina e aderida as estruturas. O pós-operatório transcorreu sem complicações. O anatomopatológico e a imuno-histoquímica confirmaram que a lesão se tratava de um cisto pericárdico de localização atípica. A paciente segue em acompanhamento sem complicações.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva

Instituições

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes - Ceará - Brasil

Autores

LEONARDO CESAR SILVA OLIVEIRA, FRANCISCO MATHEUS TAVARES FERNANDES VIEIRA, RYAN NOGUEIRA LIMA, DAVI SARTORIO CYPRIANO, NATHALIA SOUZA E SILVA ZACARIAS