Dados do Trabalho
Título
EXPERIENCIA DA CESSAÇAO DO TABAGISMO EM PACIENTES SUBMETIDOS A RESSECÇAO PULMONAR DEVIDO A CANCER DE PULMAO
Objetivo
Averiguar a experiência de cessação do tabagismo em pacientes fumantes ativos, submetidos a ressecção pulmonar devido a neoplasia primária de pulmão.
Método
Estudo descritivo, exploratório, com análise quantitativa. Utilizaram-se três bancos de dados do sistema público e privado da região da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), com captação inicial via prontuário médico eletrônico. Incluíram-se pacientes com diagnóstico de neoplasia maligna de brônquios e pulmões, CID-10 C34, diagnosticados no período de 2016 à 2021, tabagistas ativos até a identificação da patologia ou à posterior, com faixa etária de 40 à 85 anos e submetidos a tratamento oncológico exclusivamente cirúrgico. Pacientes com metástases pulmonares, não tabagistas ou com cessação prévia ao diagnóstico, idade inferior a 40 anos, submetidos a tratamento clínico ou misto e óbito declarado em prontuário foram excluídos. Após seleção da amostra foi aplicado questionário pré-elaborado pelos pesquisadores.
Resultados
A população incluiu 362 indivíduos, classificados sob CID 10 - C34. Desses 300 (82,8%) foram submetidos a tratamento clínico e/ou misto e 62 (17,1%) tratamento exclusivamente cirúrgico, amostra de interesse desta pesquisa. Dos 62 selecionados, 19 (30,6%) já haviam ido a óbito e 23 (37%) não eram tabagistas ao diagnóstico, portanto, excluídos. Totalizaram-se, assim, 20 (32,2%) pacientes incluídos, desses, quatro (20%) não foram localizados, dois (10%) recusaram participar e 14 (70%) foram entrevistados. Desses últimos, mais de 70% dos pacientes mantiveram abstinência sustentada, após diagnóstico e tratamento do CP de pulmão. Justificada, na maioria dos casos, devido a identificação da doença ou ao tratamento dessa.
Conclusões
Salientou-se que a descoberta da patologia e o tratamento cirúrgico do câncer de pulmão, parecem ser primordiais para a cessação do tabaco, segundo dados desta pesquisa. Entretanto, o caminho percorrido para a abstenção continuada desses pacientes, ainda se mostra negligenciado e com suporte inadequado.
Área
Oncologia Torácica
Instituições
Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil
Autores
GUILHERME ZAPPELINI ZANETTE, JULIANE KATE RODRIGUES, VINICIUS BERNARDI, POLLYANA BORTHOLZZI GOUVEA, DIOGO ALBERTO VALANDRO LONGONI, GUSTAVO RONCONE GASTAL, SAMIR ABU EL HAJE, ISABELLA HEIL DUARTE