Dados do Trabalho


Título

CISTO MEDIASTINAL COMPLETAMENTE NECROTICO INTRATORACICO DE CAUSA DESCONHECIDA

Objetivo

Objetivo: Descrever cisto completamente necrótico mediastinal de causa desconhecida. Lesões mediastinais podem atingir grandes dimensões com poucos sintomas já que o seu crescimento não é limitado por qualquer estrutura até que, quando maligna, invada ou infiltre estrutura nobres. Quando benignos os tumores mediastinais só causam sintomas quando comprimem estruturas nobres ou quando são descobertos de maneira acidental. Degeneração necrótica de cistos mediastinais é comum, mas quase sempre é possível encontrar na capsula tecido viável que permite a correta diferenciação diagnóstica.

Relato do Caso

Relato de caso: Homem, 60 anos, com história de grande opacidade diagnosticada em raio x de rotina. Realizou tomografia que mostrava lesão cística com capsula espessada e conteúdo não captante com áreas de calcificações. Ressonância nuclear magnética mostrava lesão com focos de realce periférico medindo 9,9x9,4x8,1cm no extremo ápice do hemitórax esquerdo. A formação tumoral respeitava as estruturas vizinhas sem invadir, apenas com desvio. O paciente era completamente assintomático. Devido à grande dimensão da lesão foi realizada uma toracotomia póstero-lateral esquerda sob anestesia geral com tubo de duplo lúmen. A lesão tinha aderências frouxas ao pulmão, mas apresentava firme aderências ao ápice da cavidade torácica. A dissecção foi realizada e durante a lise das aderências houve avulsão de ramo da artéria subclávia esquerda com sangramento arterial. Foi feito controle proximal e distal da artéria subclávia no mediastino e antes da sua saída da cavidade torácica seguida de correção da laceração com fio de polipropileno 5-0. Avaliação transoperatória da cirurgia vascular excluiu necessidade de exploração vascular do membro superior esquerdo com embolectomia. A evolução no pós-operatório ocorreu sem outras intercorrências. Paciente segue em acompanhamento sem evidências de recidivas. O anatomopatológico mostrou lesão cística totalmente necrótica com capsula fibrótica sem células viáveis com dimensão de 10x9,5x7cm. O diagnóstico final foi de cisto necrótico sem causa conhecida e com ausência de celularidade viável.

Área

Cirurgia do Mediastino

Instituições

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes - Ceará - Brasil

Autores

LEONARDO CESAR SILVA OLIVEIRA, FRANCISCO MATHEUS TAVARES FERNANDES VIEIRA, RYAN NOGUEIRA LIMA, NATHALIA SOUZA E SILVA ZACARIAS, DAVI SARTORIO CYPRIANO, ANA CLAUDIA DA SILVA MENDES DE OLIVEIRA, FÁBIO ROCHA FERNANDES TÁVORA