Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA COM ENDOSSONOGRAFIA EM FLORIANOPOLIS: 50 CASOS INICIAIS

Objetivo

Demonstrar o método empregado e os resultados obtidos na utilização do procedimento para estadiamento, diagnóstico e biologia molecular de câncer de Pulmão.

Método

Análise retrospectiva dos exames realizados entre fevereiro de 2020 e Dezembro de 2022, avaliando os resultados dos exames realizados no serviço.

Resultados

O programa de Ultrassonografia endobrônquica teve seu inicio em fevereiro de 2020 e um total de 50 (n=50) exames foram realizados até dezembro de 2022, dos quais 33 do sexo masculino e 17 do sexo feminino. Estadiamento de Câncer de pulmão foi a indicação predominante ( 80%), mas foram realizados exames para avaliação de linfonodomegalias mediastinais e 01 exame para diagnóstico de massa mediastinal com contato na via aérea e digestiva. Os exames foram realizados sob sedoanalgesia e ventilação espontânea em 94% dos pacientes (47), sendo que os pacientes que necessitaram intubação oro traqueal e ventilação mecânica no transoperatório, possuíam acima de 80 anos de idade, obesidade e comorbidades. A média de tempo operatório foi de 120 min, com a realização de no mínimo 03 punções por estação de interesse, sempre iniciando pelas estações de menor probabilidade pré-teste até chegar nas com maior probabilidade pré-teste ou clinicamente comprometidas, para evitar contaminação das amostras e desta forma permitir o uso de uma única agulha por exame. Não houve registro de complicações graves e 96% dos exames (48) foram realizados em caráter ambulatorial. O uso do aparelho de ultrassonografia endobrônquica pelo trato gastrointestinal (EUSB-FNA) em 15 pacientes (30%) permitiu acesso a cadeias mediastinais com janela acústica desfavorável do EBUS-TBNA aumentando a acurácia do procedimento.
De todas as amostras avaliadas com a presença de células atípicas, foi possível realizar perfil imunohistoquimico no cell block em 100% das amostras e nos 4 pacientes que necessitaram análise molecular por NGS, se verificou que o material foi adequado para a conclusão diagnóstica.

Conclusões

O uso do EBUS-TBNA para avaliação de linfonodos mediastinais e hilares tem demonstrado ser uma técnica segura e com acurácia suficiente para ser a primeira escolha na avaliação mediastinal na maioria das situações clinicas. Para melhorar os resultados, são necessários uma equipe com treinamento adequado para obtenção de boas amostras com segurança e análise adequada do material coletado.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva

Instituições

Imperial Hospital de Caidade - Santa Catarina - Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

MAURICIO PIMENTEL, SANDINO RAGNINI SÁ, FELIPE MARCON BRITTO, THIAGO LEANDRO MARCOS, UBIRACY AMARAL JUNIOR, ARTHUR VIEIRA, FÁBIO MAY SILVA, ARTHUR CONELIAN GENTILI