Dados do Trabalho


Título

ABLAÇAO POR MICRO-ONDAS DE NODULOS PULMONARES METASTATICOS

Objetivo

Introdução: Compartilhar a experiência e demonstrar aplicabilidade de método minimamente invasivo terapêutico em nódulos metastáticos pulmonares, com preservação tecidual pulmonar e passível de realização em hospital no interior de São Paulo.
Método: Realizado metastasectomias por agulhas de ablação por micro-ondas guiadas por tomografia, sob anestesia geral, tempo cirúrgico médio de 4 minutos por lesão. Resultados: Apesar da ocorrência de pneumotórax neste caso, foi possível adequadamente concluir o procedimento proposto .Conclusões: Metástases pulmonares são lesões abordadas classicamente em cirurgia torácica por meio de videotoracoscopia ou cirurgia convencional a céu aberto.Tais intervenções são associadas à perda de parênquima pulmonar, toracotomia a fim de acesso e extração mecânica, associada a anestesia geral e tempo cirúrgico médio em torno de uma hora. A abordagem de lesões pulmonares intratorácicas é desafiadora em função dos movimentos respiratórios e considerando o limite de apnéia, trazendo maior dificuldade ao posicionamento da ponta ativa. A possibilidade de ocorrência de pneumotórax é fator que pode levar a alterações clínicas respiratórias agudas, como também limitar tecnicamente a continuidade do procedimento, em caso de resposta inadequada à drenagem mesmo sob aspiração. A abordagem por micro-ondas de lesões pulmonares metastáticas possui aplicabilidade fora de grandes centros, baixos tempo cirúrgico e trauma em via de acesso, preservação pulmonar, sendo estas vantagens do método, com menor tempo de internação hospitalar e maior acesso à metastasectomia em pacientes críticos,com reserva pulmonar limitada ou que não desejam técnica convencional, outrora excluídos. Trabalhos apontam o uso desta técnica além da aplicabilidade metastática,em citorredução tumoral e parte do tratamento em neoplasia pulmonar primária alternativa em pacientes que possuam limitações clínicas ao tratamento convencional cirúrgico ou que não desejam este. Alguns consideram promissora como terapêutica padrão à lesão primária maligna pulmonar no futuro.

Relato do Caso

Paciente masculino, 44 anos, história de neoplasia intestinal e metastasectomia pulmonar prévia em outro serviço, apresenta lesões pulmonares novas e características de metástases pulmonares. Realizado abordagem de 03 lesões bilaterais , duas a direita e uma a esquerda, mesmo tempo cirúrgico, sob anestesia geral ,antissepsia e assepsia convencionais. Utilizadas agulhas de ablação por micro-ondas e equipamento de empresa especializada e procedimento guiado por tomografia. O tempo de ablação e energia associada seguiram critérios e parâmetros quanto ao tamanho da lesão e referências próprias do equipamento associado e obtido junto ao fornecedor, sendo em média 4 minutos. Houve ocorrência de pneumotórax à esquerda ao se confirmar posicionamento de agulha, sendo drenado sob cateter 12 Fr e sistema de válvula unidirecional, o que não impediu a continuidade do procedimento sendo realizado aspiração contínua a fim de manter acesso adequado ao nódulo e término do procedimento. Após quatro horas de observação foi realizado novo controle de imagem torácica, obtendo alta hospitalar em menos de 24h.

Área

Fronteiras em Cirurgia Torácica

Instituições

Hospital e Maternidade Frei Galvão - São Paulo - Brasil

Autores

KATIA DA SILVA ABRUNHOSA FROUFE