Dados do Trabalho


Título

TRICOPTISE COMO APRESENTAÇAO DE CASO RARO DE TERATOMA INTRAPULMONAR EM LOBO MEDIO

Objetivo

Os teratomas são tumores raros de células germinativas capazes de se diferenciar em qualquer tecido do organismo. O primeiro caso de teratoma intrapulmonar foi descrito por Mohr em 1939. Até o presente momento há raros relatos em literatura. A descrição desse caso tem como objetivo destacar a raridade do achado e adicionalmente ressaltar a necessidade de prosseguir investigação diagnóstica em paciente jovem com dor torácica recorrente.

Relato do Caso

J.P.N.S., masculino, 19 anos, admitido em Serviço de Pneumologia com tosse seca, dor torácica e perda de peso há 2 meses, hemoptise há 7 dias, febre há 3 dias. Apresentava tosse e dor torácica recorrente há cinco anos, sintomas previamente atribuídos à pneumonia de repetição, gastrite, sinusite. Contato domiciliar com tuberculose há 2 anos. Negava tabagismo, etilismo.

Exame físico: bom estado geral, eupneico, sem alteração em inspeção do tórax e ausculta pulmonar.

Tomografia de tórax (TC) revela opacidade consolidativa com áreas necróticas e alguns broncogramas aéreos de permeio no lobo médio. Endoscopia respiratória revela em arvore brônquica direita: mucosa hiperemiada e edemaciada com presença de objetos filamentosos com aspecto macroscópico sugestivo de pêlos. Realizados aspirado brônquico e biópsia de mucosa brônquica evidenciando processo inflamatório crônico intenso, inespecífico. Culturas negativas.

Submetido a lobectomia média. A peça cirúrgica pesava 175g (10,0 x 7,5 x 4,5 cm) recoberta por pleura visceral. Parênquima ocupado por tumoração compacta (9,0 x 4,0 x 4,0cm), centrada por área cística (6,0x2,5x1,5cm) preenchida por material pastoso amarelado com presença de pêlos, compatível com teratoma intrapulmonar. Paciente evoluiu bem, recebendo alta hospitalar no 10° dia após o procedimento.

Discussão: Paciente jovem com tosse e dor torácica havia cinco anos, encaminhado ao pneumologista em hospital terciário por episódio recente de hemoptise, com definição diagnóstica de final de teratoma intrapulmonar. Teratomas são tumores formados por
diversos tipos de tecidos originados de células germinativas que se arranjam de uma forma desorganizada resultando em neoplasia com aspecto de massa. Na sua apresentação intrapulmonar a maioria é benigna, com bom prognóstico e mais frequentemente localizada em lobo superior esquerdo. Os sintomas são inespecíficos e variam de acordo com seu tamanho, localização e tipo de tecido, sendo mais comuns dor torácica, hemoptise e tosse, seguidos de tricoptise, bronquiectasia, broncopneumonia de repetição, sinais de compressão de estruturas torácicas e formação de fístula com ou sem infecção do tumor. A TC e a broncoscopia são relevantes na
investigação diagnóstica, porém, os sintomas inespecíficos associado à raridade da lesão desfavorecem o diagnóstico pré-operatório. A ressecção cirúrgica é o tratamento de escolha.

Área

Oncologia Torácica

Instituições

Hospital Geral Otávio de Freitas - Pernambuco - Brasil

Autores

FILIPPE MOURA GOUVÊA, NATHÁLIA VIEIRA DE SOUZA EUGÊNIO, LEONARDO PONTUAL LIMA, NATHALIA DINIZ DE MOURA, RODOLFO LAVOR ALENCAR, LIANY BARROS REIBEIRO ACCIOLY, MARUZA MAGNA FREITAS COSTA, HUGO VEIGA SAMPAIO DA FONSECA