Dados do Trabalho


Título

POS-OPERATORIO DE REPARO MINIMAMENTE INVASIVO DO PECTUS EXCAVATUM, DOR E QUALIDADE DE VIDA

Objetivo

Compreender a influência da dor na qualidade de vida de pacientes em pós-operatório de reparo minimamente invasivo do pectus excavatum (MIRPE), e quais técnicas podem ser utilizadas para melhorar a percepção de dor nessa condição.

Método

O resumo consiste em um estudo de revisão bibliográfica, com base descritiva, realizada a partir da análise de artigos científicos publicados nas bases de dados: PubMed, PubMed Central e Bookshelf, utilizando o National Center for Biotechnology Information – National Library of Medicine (NIH). Utilizou-se como descritores: “Pectus Excavatum”, “MIRPE”, "Pain" e “Quality of Life”, estando as terminologias utilizadas de acordo com o Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). A busca dos artigos foi feita no período de Janeiro de 2023, por meio de periódicos na internet. Posteriormente, os materiais foram selecionados utilizando os seguintes padrões de inclusão: abordagem temática, data de publicação situada entre 2018 e 2023, artigo disponível na versão completa ou resumida, estudos em humanos, ensaios clínicos e meta-análises.

Resultados

Foram selecionados 37 artigos, dos quais 22 se enquadraram nos critérios de inclusão, evidenciando a dor como aspecto importante na qualidade de vida de pacientes no pós-operatório de MIRPE. Foi constatada a relevância de técnicas já utilizadas, como analgesia torácica epidural e crioablação de nervos intercostais, para melhorar a percepção de dor nessa condição, além de intervenções futuras no mindset (estado mental) dos pacientes, também no sentido de diminuir a sensação álgica dos pacientes em pós-operatório de MIRPE, necessitando estas de mais estudos.

Conclusões

A dor no pós-operatório de MIRPE apresenta-se como uma limitação na qualidade de vida, no entanto, pode ser minimizada através do uso de técnicas como analgesia torácica epidural e crioablação dos nervos intercostais , assim como de promissoras intervenções no mindset dos pacientes.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva

Instituições

Unichristus - Ceará - Brasil

Autores

CAROLINE MAIA FEITOSA, HELVÉCIO NEVES FEITOSA FILHO, YURI BORGES MORAIS