Dados do Trabalho


Título

PRIMEIRA LOBECTOMIA ROBOTICA COM A PLATAFORMA VERSIUS NA AMERICA LATINA

Objetivo

Relatar a primeira lobectomia utilizando a plataforma Versius na América Latina, avaliando a factibilidade e segurança transoperatória.

Resumo do vídeo

Mulher, 61 anos, não-tabagista, apresentou em achado incidental uma lesão de 3,8 cm em lobo superior direito associada a área de vidro fosco em tomografia (TC) de tórax pós infecção por COVID-19. Durante acompanhamento com pneumologista, em nova TC de tórax de controle três meses depois, a lesão subsólida permaneceu inalterada medindo no total 3.8 cm e componente sólido de 2 cm. Encaminhada ao cirurgião torácico. Sem evidência de metástases à distância em imagens de estadiamento. Em PET observou-se lesão expansiva, com contornos irregulares, hipermetabólica e densidade mista em segmento posterior do lobo superior direito em contato com cisura oblíqua, medindo 3,9 cm no maior eixo e SUV de 1,9g/mL; sem linfonodomegalias mediastinais. O caso foi discutido em time multidisciplinar e pela localização junto a cissura optou-se por diagnóstico cirúrgico e devido ao tamanho do componente sólido não houve necessidade de avaliação mediastinal invasiva. Foram usados 4 braços robóticos mais um braço da ótica. As incisões localizadas no 4º, 6º, 8º e 9º espaços intercostais (5mm e 11mm da ótica). Os instrumentos usados foram a Maryland, Grasper e Hook. Planos e linfonodos aderidos. Necessário complemento com energia Maryland via portal do auxiliar. Foi realizada lobectomia superior direita (após congelação positiva para neoplasia) e linfadenectomia via robótica com plataforma Versius, sem sangramento significativo (200 ml). Pós-operatório (PO) sem intercorrências com retirada de dreno de tórax no 4º dia de PO. Em anatomopatológico, foi evidenciado adenocarcinoma de padrão lepídico (60%), papilar (20%), acinar (10%) e micropapilar (10%) bem diferenciado (G1) com 2,5 cm em maior eixo com margens livres e linfonodos locorregionais com ausência de doença oncológica (4R, 7, 8R, 9R, 10R, 11R). Estadiamento: pT1cN0M0.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva

Instituições

Hospital São Lucas da PUC - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

KEVIN MAAHS KLEIN, PAULO ALFREDO CASANOVA SCHULZE, JOANTHAN SEIXAS PEREIRA, EDUARDO SPERB PILLA, JOAO RAFAEL VICTOR SCHMITT, JAYME OLIVEIRA RIOS, JOEL DUNNING, MARIA TERESA RUIZ TSUKAZAN SCHWARZ