Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO INICIAL DE BANCO DE DADOS REFERENTE A RESSECÇAO PULMONAR ROBOTICA

Objetivo

Avaliação da lobectomia realizada através da técnica robótica minimamente invasiva em base de dados da Oncotorax e correlação com a literatura.

Método

Estudo observacional a partir de banco de dados da Oncotorax, com 268 pacientes submetidos à ressecção pulmonar pulmonar robótica minimamente invasiva no setor de cirurgia torácica do Hospital Mater Dei e Hospital Vila da Serra OC no período entre Agosto de 2017 e Junho de 2022. Desta amostra foram excluídos 153 pacientes submetidos a procedimento diferente da lobectomia (n = 115). Dentro dos selecionados foram o tempo de console e relato de complicação perioperatória.

Resultados

A amostra em questão encontrou um tempo de console mediano de 140 minutos, sendo o mais extenso de 340 minutos. Foi observada a distribuição dos procedimentos entre lobectomia inferior direita (n=29), inferior esquerda (n=17), média (n=12), superior direita (n=30) e superior esquerda (n=27). Quanto às complicações perioperatórias, foram registradas aderências e dois episódios de acidente vasculares intraoperatório, configurando uma taxa de complicação 0,026% no espaço amostral considerado.

Conclusões

A cirurgia robótica é uma técnica de cirurgia minimamente invasiva constituída pelo auxílio de um sistema robótico que pode ser aplicada a grande parte dos procedimentos cirúrgicos torácicos. Na literatura está relacionada à maior segurança assistencial e menores morbidade perioperatória e tempo de internação hospitalar, esta última inclusive compensaria o alto custo da tecnologia necessária para sua realização. São listadas como desvantagem da técnica o custo, o acesso à infraestrutura, o treinamento específico e o tempo cirúrgico. Quanto ao tempo de console, Veronesi G. (2014) encontrou na sua revisão uma variação média entre 210 e 224 minutos. Em nossa revisão foi encontrado um tempo mediano de 140 minutos, o que configura menor tempo em relação à média da literatura atual.
Segundo dados de 2022 da Society of Thoracic Surgeons (STS), os procedimentos minimamente invasivos já somam 79.55% de todas as lobectomias realizadas nos EUA e as cirurgias robóticas deste segmento, 45.75%, totalizando 5737 procedimentos em 2020. Ademais, é vinculada à menor tempo de internação hospitalar pós-operatória, com uma média de 4.7 dias e a mediana de 3.0 (2023, STS). Quanto às complicações, enquanto na amostra considerada foram registradas aderências e acidentes vasculares intraoperatórios, a STS encontrou principalmente morbidade maior (9.5), que inclui pneumonia e síndrome de sofrimento respiratório agudo, e retorno inesperado ao centro cirúrgico (5.7). Não obstante, os resultados encontrados nesta análise corroboram majoritariamente os achados da literatura, especialmente quanto às baixas taxas de complicação intraoperatória e presença de conversão.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

GABRIELLE GABRIELLE MARTINS PERES, DANIEL OLIVEIRA BONOMI