Dados do Trabalho


Título

MULTIPLOS NODULOS PLEURAIS COM DIAGNOSTICO DE LESOES RELACIONADAS A DOENÇA DE IGG4: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar o caso de paciente sexo masculino assintomático do ponto de vista respiratório com achado incidental de múltiplos nódulos pulmonares visualizados em tomografia de tórax após diagnóstico de COVID-19.

Relato do Caso

A doença relacionada à imunoglobulina G4 (IgG4-RD) cursa além das anormalidades imunológicas e altos níveis circulantes de IgG4 sérico, com aparecimento sincrônico/metacrônico de nódulos/lesões hipertróficas causadas por marcada infiltração e fibrose de linfócitos e plasmócitos IgG4 positivos. A causa é atualmente desconhecida, e IgG4-RD com lesões confinadas à pleura é extremamente raro. Relatamos um caso de IgG4-RD apresentando múltiplos nódulos pleurais confirmados por biópsia cirúrgica toracoscópica. Paciente 65 anos, sexo masculino, hipertenso, nega tabagismo ou outras patologias. Encaminhado para avaliação devido a achado de nódulos pulmonares a esquerda. Paciente com quadro de Covid-19 em maio de 2021 necessitando de internação em leito de enfermaria foi submetido a tomografia de tórax com achados de infiltrado parênquima pulmonar bilateral em vidro fosco associado a nódulos pulmonares em lobo inferior esquerdo medindo em seu maior diâmetro 1,9cm, associado a linfonomegalia mediastinal mendido cerca de 1,2-1,8cm. Em nova tomografia de controle observada múltiplos com nódulos pleurais com discreto aumento. Um tumor maligno não pôde ser descartado, e uma biópsia cirúrgica foi planejada. Optado por realização de VATS a esquerda, com achados: múltiplas lesões em toda pleura parietal e em diafragma esbranquiçadas em conglomerados, hipervascularizadas, procedida biopsia. Paciente evolui bem no pós-operatório, retirado dreno torácico no 1°pós-operatório, recebeu alta 3°pós-operatório. O exame histopatológico do nódulo ressecado consistiu em tecido fibroso hialinizado com alto grau de infiltração de células inflamatórias baseadas em células plasmáticas, ausência de malignidade. Na imunohistoquimica as células plasmáticas IgG4-positivas eram evidentes; fechando diagnóstico de tumor expressão de IGG4, com Ki67 positivo e IgG4 positivo Paciente manteve-se assintomático e encontra-se em seguimento.

Área

Afecções Pleurais

Instituições

HRVP - São Paulo - Brasil, UNITAU - São Paulo - Brasil

Autores

LAIANE BICHO JANEGITZ, MATHEUS JOSE MAIA PEREIRA, MARIO PEREIRA IEMINI, MAURICIO CAMPOS CUSMANICH, MARIO LUCIO FERREIRA DA SILVA