Dados do Trabalho


Título

RESSECÇAO CIRURGICA COMPLETA DE TUMOR NEUROENDOCRINO DE MEDIASTINO COM INVASAO VASCULAR E RECONSTRUÇAO COM ENXERTO INOMINADA-ATRIO DIREITO: RELATO DE CASO.

Objetivo

Os tumores mais comuns do mediastino anterior são os timomas, os tumores de células germinativas, os bócios tireoidianos e os linfomas. Os tumores neuroendócrinos do timo são neoplasias raras, representando de 2% a 4% de todos os tumores de mediastino anterior, ocorrendo em em 0.01/100.000 casos, com uma proporção de 3:1 em homens, surgindo geralmente a partir da quinta década de vida. Os sintomas costumam ser inespecíficos, como tosse, dispneia, dor torácica e perda de peso. O prognóstico depende do grau de diferenciação do tumor, e a ressecção cirúrgica constitui o padrão ouro de tratamento. O objetivo deste relato é descrever o caso de um tumor neuroendócrino gigante do timo com invasão vascular, submetido à ressecção cirúrgica completa.

Relato do Caso

Paciente masculino, 59 anos, caucasiano, com história clínica de tosse seca há cerca de 6 meses, além de dor no hemitórax esquerdo de leve intensidade. De comorbidades, tem Diabetes Mellitus tipo 2 em uso de Metformina, HAS em uso de Captopril e Anlodipina, e há dois anos havia sido internado por COVID-19 durante uma semana. Dos exames complementares realizados, os exames laboratoriais, o ECG, o ecocardiograma (FE = 67%), a tomografia de crânio e abdome eram normais. A espirometria revelou um distúrbio ventilatório restritivo, com CVF = 1.77L (37%); VEF1 = 1.62L (43%) e a relação VEF1/CVF = 92% (118%), Foi realizada biópsia percutânea do tumor, a qual diagnosticou tumor carcinóide tímico grau II. Foi indicada e realizada cirurgia com acesso ao mediastino por esternotomia mediana, com ressecção completa do tumor (R0). O tumor era firmemente aderido à veia cava na junção com com o tronco venoso braquiocefálico direito, por isto foi feita redirecionamento do fluxo da veia inominada para o átrio direito com enxerto de politetrafluoretileno (PTFE). Em seguida, o tumor foi ressecado em bloco com segmento da veia cava superior e do pericárdio. O espécime cirúrgico foi encaminhado para exame anatomopatológico, cujo laudo foi de massa volumosa parcialmente encapsulada, vagamente esférica medindo 16,7 cm x 14,2 cm x 9,1cm e pesando 1,350g, compatível com tumor neuroendócrino de grau 1 (OMS 2021). Esse diagnóstico foi confirmado pelo exame imunoistoquímico com marcadores anti-pan citoqueratina, anti-sinaptofisina, anti-CD56 e anti-Ki67 (5%) positivos. O paciente evoluiu no pós-operatório sem complicações, não foi indicado tratamento adjuvante pela equipe multidisciplinar, e seguiu em acompanhamento ambulatorial, sem apresentar sinais de recidiva do tumor.

Área

Cirurgia do Mediastino

Instituições

Hospital de Mesejana - Ceará - Brasil

Autores

MANOEL ALVES MOTA NETO, RONALDO GUEDES DA SILVA, MATHEUS COUTINHO ALVES DA SILVA, JUVERLÂNDIA PEREIRA XAVIER, RYAN NOGUEIRA LIMA, LEONARDO CESAR SILVA , ANTERO GOMES NETO