Dados do Trabalho
Título
ANALISE DOS RESULTADOS POS OPERATORIOS DE TIMECTOMIAS EM PACIENTES MIASTENICOS COM E SEM TIMOMA
Objetivo
ANALISAR DE FORMA DESCRITIVA RESULTADOS PÓS OPERATÓRIOS DE PACIENTES COM MIASTENIA GRAVIS COM TIMOMA EM COMPARAÇÃO PACIENTES COM IMAGEM TOMOGRÁFICA DE TIMO DE ASPECTO HABITUAL OU AUMENTADO SEM MASSA EM MEDIASTINO ANTERIOR
Método
ANÁLISE RETROSPECTIVA DE DADOS COLETADOS DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DOS PACIENTES DO HOSPITAL DE BASE / FAMERP. REVISADAS AS TIMECTOMIAS DESDE 2012 ATÉ 2022. FORAM INCLUÍDOS APENAS PACIENTES ADULTOS E COM DADOS DE PRONTUÁRIO COM COMPLETUDE SATISFATÓRIA. DOS 58 PACIENTES INICIALMENTE INCLUÍDOS, 25 FORAM REMOVIDOS POR NÃO TEREM DIAGNÓSTICO DE MIASTENIA GRAVIS. DOS 33 PACIENTES RESULTANTES, 20 NÃO TINHAM ALTERAÇÕES TOMOGRÁFICAS E 13 COM MASSAS MEDIASTINAIS (39,4%). FORAM COMPARADOS SEXO, IDADE À EPOCA DA CIRURGIA E AO INÍCIO DOS SINTOMAS, VIA DE ACESSO DA CIRURGIA, DIAS EM UTI, DIAS EM ENFERMARIA, EPISÓDIOS DE CRISE MIASTÊNICA PÓS CIRURGIA.
Resultados
PACIENTES MIASTENICOS SEM TIMOMA FORAM OPERADOS MAIS JOVENS (35,0 VS 51,2 ANOS) E INICIARAM COM SINTOMAS MAIS PRECOCE (28,9 VS 48,5 ANOS). TODOS PACIENTES SEM TIMOMA FORAM OPERADOS POR VIDEOTORACOSCOPIA COM APENAS UMA CONVERSÃO DEVIDO SANGRAMENTO DA V. INOMINADA. DOS PACIENTES COM TIMOMA EM 2 FORAM REALIZADOS ESTERNOTOMIA MEDIANA E UM TERCEIRO TEVE CONVERSÃO DURANTE A CIRURGIA PARA MELHOR CONTROLE VASCULAR. PACIENTES APENAS COM HIPERPLASIA TÍMICA PERMANECERAM MENOS TEMPO NA UTI (1,85 VS 3,07 DIAS ) E NA ENFERMARIA (1,1 VS 2,46 DIAS ) E MENOS DIAS COM DRENO TORÁCICO (2,45 VS 3,16 DIAS). TIVEMOS DUAS CRISES MIASTÊNICAS EM CADA GRUPO. NO GRUPO DOS TIMOMATOSOS, 4 RECEBERAM RT ADJUVANTE (3 TIMOMAS B3 E UM TIMOMA B2 COM RESSECÇÃO R1; TODOS COM MASAOKA IIA). EXCETUANDO AS CRISES MIASTÊNICAS NÃO TIVEMOS OUTRAS COMPLICAÇÕES NO GRUPO SEM TIMOMA, ENQUANTO QUE O OUTRO GRUPO APRESENTOU ALGUNS EPISÓDIOS DE COMPLICAÇÕES COMO PNEUMONIA (2 PACIENTE) E FIBRILAÇÃO ATRIAL (1 PACIENTE).
Conclusões
NA NOSSA EXPERIENCIA, O CURSO PÓS OPERATÓRIO DE PACIENTES MIASTÊNICOS SEM TIMOMA TENDE A SER COM MELHOR EVOLUÇÃO E MENOR TEMPO DE INTERNAÇÃO EM RELAÇÃO AOS PACIENTES COM TIMOMA.
Área
Cirurgia do Mediastino
Instituições
Hospital de Base / FAMERP - São Paulo - Brasil
Autores
ISAAC FARIA SOARES RODRIGUES, GABRIEL PINA PAIVA, HENRIQUE NIETMANN, JOAO ARIS KOUYOUMDJIAN, JULIANA RESENDE SILVA, ANA LUISA MACHADO NOBRE, ANDRE DOMENE FRANCO DA ROCHA