Dados do Trabalho


Título

CISTO BRONCOGENICO NA PLEURA PARIETAL - DIAGNOSTICO E TRATAMENTO

Objetivo

O cisto broncogênico comumente ocorre no mediastino médio. A localização típica é paratraqueal ou subcarinal, sendo essas localizações correspondem à cerca de mais de 90% dos casos. Descrevemos o diagnóstico e tratamento de cisto broncogênico descoberto ocasionalmente na cavidade pleural a esquerda.

Relato do Caso

Homem, 66 anos, no pré-operatório de cirurgia para câncer renal descobriu formação cística em pleura parietal ao nível da goteira costovertebral esquerda. Tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética confirmaram que a lesão era cística com conteúdo líquido espesso. Como a lesão renal era típica de carcinoma renal o paciente foi primeiro liberado para nefrectomia laparoscópica. Cinco meses após a nefrectomia foi submetido a videopleuroscopia a esquerda em decúbito lateral direito com uso de capnotórax. Foram feitas 3 incisões: 10mm ao nível do 8º espaço intercostal, na linha axilar média para ótica e 2 incisões de 5mm ao nível do 6º e 9º espaço intercostal na linha axilar posterior. Após a identificação da lesão a mesma foi ressecada em bloco, sem ruptura com auxílio de energia bipolar (LigaSure Maryland, Covidien, Estados Unidos da América). A peça foi retirada com auxílio de bolsa coletora de tecidos. Abertura da lesão confirmou cisto simples com conteúdo mucoide espesso amarelado. Anatomopatológico confirmou a hipótese de cisto broncogênico.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva

Instituições

Hospital São Camilo de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

LEONARDO CESAR SILVA OLIVEIRA, GUSTAVO TERCEIRO CUNHA, ROBERTO BRUNO LIMA DE MEDEIROS, LUIZ BRUNO PEREIRA LIMA, NEWTON ALBUQUERQUE ALVES