Dados do Trabalho


Título

RESSECÇAO CIRURGICA DE VOLUMOSO TUMOR DE PAREDE TORACICA. REPORTE DE CASO

Objetivo

Apresentar a resolução cirúrgica de um volumoso sarcoma pleomórfico que envolve a parede torácica e o lobo pulmonar superior direito

Relato do Caso

Paciente feminina de 76 anos, ex tabagista (40 maços-ano) sem outras comorbidades, que consulta por dor torácica à direita de 4 meses de evolução, difícil controle álgico que irradia para escápula ipsilateral e parede torácica anterior, associado a cansaço e tosse seca. Foi solicitado ressonância de tórax, com o achado de um volumoso tumor que envolvia parede torácica à direita e o lobo pulmonar superior direito. Encaminhada para o nosso serviço, foi solicitado punção guiada por tomografia que confirmou sarcoma pouco diferenciado. A tomografia de tórax evidenciou volumosa lesão expansiva heterogênea, na periferia do lobo superior do pulmão direito, medindo 13,0 x 10,0 x 12,0 cm com linfonodo hilar ipsilateral de 1,5cm suspeito para implante secundário, invasão da parede torácica e do 1º ao 5º arcos costais à direita. Pelo tipo histológico, foi optado por ressecção cirúrgica como tratamento primário.
Realizada intubação orotraqueal com tubo duplo lúmen e colocado acesso venoso central em veia femoral direita. Em posição de decúbito lateral esquerdo, optou-se por toracotomia póstero-lateral direita que permitiu uma ótima exposição do volumoso tumor. Realizado toracectomia com ressecção do primeiro até o quinto arco costal e lobectomia superior direita em bloco com linfadenectomia (10D e 11D). A congelação das margens cirúrgicas foram negativas. Realizado reconstrução da parede torácica com tela de Polipropileno coberta com metilmetacrilato (cimento) que foi estruturada com auxílio de afastadores maleáveis para assemelhar a morfologia da parede torácica e desse jeito alcanzar dois objetivos: suporte e funcionalidade da parede torácica.
No 16vo dia pós-operatório em contexto de dispneia e alteração radiológica foi solicitado angiotomografia com diagnóstico de tromboembolismo segmentar do lobo superior esquerdo e suspeita de coágulos retidos na cavidade pleural. Realizado pleuroscopia exploratória que não evidenciou sangramento ativo com toilette satisfatória, foram retirados ambos os drenos de tórax 72 horas depois. A paciente recebe alta hospitalar com anticoagulantes, em boa condição clínica e bom controle álgico.
Anatomía Patológica definitiva: Sarcoma pleomórfico indiferenciado de alto grau de parede torácica de 12,3 cm no maior eixo. Índice mitótico 8-10 campos de grande aumento. Necrose tumoral menor de 50% do tumor, sem invasão vascular, limites cirúrgicos livres de neoplasia e linfonodos negativos.
A paciente está em acompanhamento multidisciplinar, completou radioterapia com 60Gy em 30 frações dirigidas à parede torácica e linfonodos axilares.
Os sarcomas de partes moles são tumores sólidos raros de origem mesenquimal que constituem um dos grandes desafios da cirurgia oncológica, sendo o padrão ouro a ressecção em bloco com margens livres. Em ressecções amplas da parede torácica que comprometem vários arcos costais, o resultado deve priorizar não só o resultado oncológico, também estético e funcional pelo compromisso da dinâmica ventilatória, por isso, o planejamento pré-operatório é fundamental.

Área

Oncologia Torácica

Instituições

Hospital Santa Casa de Misericórdia Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

MARIA EMILIA CANO, WANESSA RABELO, MARCOS ANDRE COSTA FREIRE, FELIPE PAGNONCELLI FACHIN, ISMAR GOBIRA CHAGAS, FABIOLA ADELIA PERIN, JOSE JESUS CAMARGO, SPENCER MARCANTONIO CAMARGO