Dados do Trabalho


Título

PNEUMONIA NECROTIZANTE CAUSADA POR AEROMONAS HYDROPHILA E AEROMONAS CAVIAE: RELATO DE CASO

Objetivo

a. Relatar rara bactéria causando processo infeccioso pulmonar em humanos;
b. Demonstrar dificuldade diagnóstica e de tratamento em pneumonias atípicas.

Relato do Caso

O presente relato de caso trata-se de um adulto sexo masculino, 54 anos, pardo, referindo visita a cidade de São Paulo- SP, por motivos trabalhistas, permanecendo por uma semana na mesma, apresentou quadro de tosse seca e febre(39 c), fez uso de “ sintomáticos”, sem melhora satisfatória, procurou serviço médico especializado (pneumologista), onde foi solicitado exames de imagens por tomografia de tórax computadorizada.
Iniciado tratamento com antibiótico, levofloxacino de 750 mg, 1x dia durante 5 dias, com melhora dos sintomas. Retornado ao domicilio ficou dois meses “oligossintomatico” no mês subsequente voltou a apresentar quadro clinico semelhante. Foi solicitada espirometria e uma nova tomografia de tórax onde, a lesão previamente evidenciada ,apresentava se como : Pequena área com atenuação de vidro fosco e espessamento de septos interlobulares no segmento basilar posterior do lobo inferior do pulmão direito com discreto espessamento pleural adjacente de provável natureza residual e ou sequelar, nódulo com atenuação de partes moles no segmento lateral do lobo médio pulmonar.
Após quatro meses com melhora clinica, volta apresentar os sintomas prévios, onde foi indicado à realização de uma broncoscopia flexível em sala hibrida(tomografia com fibrobroncoscopia conjunta) com objetivo de uma maior assertividade diagnostica(sensibilidade/especificidade), biopsia pulmonar e coleta de lavado brônquico alveolar. A microbiologia evidenciando: aeromonas caviae e aeromonas hydrophila, contagem de colônias >10.00ufc/ml.
Com a persistência da lesão pulmonar associado a crescimento bacteriano atípico, não responsivo ao tratamento anterior foi indicada a uma ressecção pulmonar “ em cunha” no lobo pulmonar direito, sem intercorrência. O anatomo patológico do seguimento de lobo pulmonar direito: concluiu presença de alterações morfológicas de enfisema e focos de hemorragia recente e antiga, não havendo processo inflamatório/neoplásico no material examinado. Paciente apresentou boa evolução hospitalar com alta cirúrgica no segundo pós-operatório (PO) e clinica no sexto PO (antibioticoterapia).
Nota- se uma grande necessidade de que se realize um diagnóstico precoce no que tange as infecções causadas pelas aeromonas, pois apesar de serem raras no pulmão, as mesmas podem causar importantes complicações pleuro pulmonares e em outros sistemas do corpo humano, especialmente o gastro- intestinal. Uma anamnese qualificada (epidemiologia)por equipe multidisciplinar associada à propedêutica laboratorial e radiológica em muito contribuirão para o diagnostico precoce. Os poucos relatos de aeromonas hydrophila e caviae que acometem o sistema pulmonar evidenciam a importância do conhecimento no meio cientifico.

Área

Cirurgia do Mediastino

Instituições

IMEPAC- Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - Goiás - Brasil, UFU- Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil, UMC- Uberlândia Medical Center - Minas Gerais - Brasil

Autores

FRANCISCO EDES SILVA PINHEIRO , LILIANA SILVA , VIVALDE FARIA LOBATO NETO, JORGE FERNANDO MAMEDE MOREIRA, JOÃO VITOR DE PAULA QUEIROZ, AURÉLIA SILVA RODRIGUES, DAIANA ARANTES JUNQUEIRA, SORAYA MARTINS MENDES VIEIRA