Dados do Trabalho


Título

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR COM INFARTO EM SEQUESTRO PULMONAR EXTRALOBAR: UM RELATO DE CASO

Objetivo

Apresentar quadro de sequestro pulmonar extralobar que foi diagnosticado devido a apresentação rara de trombose e infarto pulmonar na área do sequestro e foi tratado com cirurgia minimamente invasiva.

Relato do Caso

Paciente, feminino, 31 anos, portadora de esquizofrenia paranóide com sonambulismo em tratamento é admitida no setor de emergência em junho de 2013 com dor torácica ventilatório-dependente em base de hemitórax esquerdo há 3 dias, sem outros sinais e sintomas associados. Ao exame físico, encontra-se eupneica, inicialmente afebril, com expansibilidade torácica diminuída com frêmito tóraco-vocal e murmúrio vesicular diminuído nas bases, sem ruídos adventícios. Sem alterações em outros aparelhos/sistemas. Relata ter estado acamada por 2 meses por quadro de depressão. Relata uso de antidepressivos, antipsicóticos e uso de anticoncepcional (Depo-provera 150mg). Relata histórico familiar de prima falecida por câncer de mama.
Na emergência foi solicitado ultrassonografia abdominal, exames laboratoriais, radiografia de tórax e realizada analgesia e hidratação endovenosa. O raio-x de tórax evidenciou imagem arredondada em segmento posterior do lobo inferior esquerdo, pequeno derrame pleural bilateral e discreta consolidação de lobo inferior do pulmão esquerdo. Nos exames laboratoriais apresentava leucocitose (13.800mm³), D-dímero=1.229ng/mL. Demais exames sem alterações. Feita suspeita diagnóstica inicial de Pneumonia Adquirida na Comunidade ou de possível Tromboembolismo Pulmonar diante do D-dímero elevado e fatores de risco presentes. Realizou doppler venoso de membros inferiores que foi negativo para Trombose Venosa Profunda e TC de tórax com contraste, que não observou falhas de enchimento. Durante o tratamento fez uso de Avalox venoso e sintomáticos. Cursou com aumento do derrame pleural à esquerda e surgimento de pico febril diário a despeito da melhora do leucograma e uso de antibiótico. Foi suspeitado empiema e realizado uma toracocentese para estudo do líquido pleural, que mostrou líquido hemático (500ml) com predomínio de neutrófilos 90%, Glicose =127, LDH= 3058, Proteínas=4,7. Solicitado nova TC de tórax com evidência de imagem arredondada com densidade intermediária, em terço inferior do HTE a nível de projeção de coluna. Foi indicada vídeopleuroscopia com achado de tumoração arredondada de coloração vinhosa e que apresentava irrigação vinda de vaso calibroso, anômalo, infra-diafragmático, que se projetava pelo hiato. Realizado suspeita de sequestro pulmonar extralobar e realizado ressecção do mesmo com ligadura do vaso anômalo com clip de titânio por videotoracostopia.
A paciente evoluiu com melhora clínica, radiológica e laboratorial no pós-operatório, tendo alta no 3 DPO. Anatomia patológica revelou tratar-se de sequestro pulmonar extralobar com trombo embolização e infarto agudo, o que explicava o quadro clínico da paciente e o valor de D-dímero elevado.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EDGAR SANTOS - Bahia - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - Bahia - Brasil

Autores

BRENO MACHADO COSTA, VANESSA CATARINE DA SILVA MATOS, LEANDRO PUBLIO DA SILVA LEITE, RAIMUNDO NONATO DE SOUSA ANDRADE, PEDRO HENRIQUE CUNHA LEITE , CÂNDIDO FERREIRA IVO VIANA