Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇAO ENTRE LASER DIODO DE CONTATO 980NM E 1470NM NA CONFECÇAO DA LARINGOFISSURA POSTERIOR EM PORCOS

Objetivo

A laringofissura aberta (cirúrgica) é utilizada no tratamento das estenoses laringotraqueais. O presente estudo visa avaliar a realização de laringofissura posterior com laser diodo de contato, comparando dois comprimentos de onda (980nm e 1470nm) através das características morfológicas das incisões produzidas em modelo experimental suíno.

Método

Estudo experimental prospectivo e randomizado, autorizado pelo Comitê de Ética da instituição. Porcos Landrace de ambos os sexos foram anestesiados, monitorizados, submetidos à traqueostomia cervical e randomizados em 2 grupos conforme o comprimento de onda do laser de diodo de contato: Grupo 980nm (potências 10W, 15W, 20W) ; Grupo 1470nm (potências 3W, 5W, 7W, 10W). Foi realizada a laringofissura anterior com bisturi convencional, e a laringofissura posterior ao nível das cartilagens tireóide, cricóide a a traqueia proximal utilizando o laser de diodo de contato. Após a laringofissura posterior, foi extraído o bloco laringotraqueal e o animal foi sacrificado. O bloco extraído foi preparado para histopatologia (hematoxilina-eosina), e morfometria computadorizada das incisões com software dedicado (Case Viewer®). As medidas utilizadas nos grupos e potências foram: largura das bordas incisão, profundidade, área da incisão e área de dano térmico lateral. A análise estatística (ANOVA, teste de Bonferroni, Qui Quadrado e Fisher) utilizou software (SPSS 21 Windows) e nível de significância de p=0,05.

Resultados

Não houve diferença significativa entre sexo, peso, dados hemodinâmicos e gasometria arterial entre as fontes de energia. Houve diferença significativa na área da incisão da cartilagem tireoide, sendo esta maior no Laser 980nm (p=0,006). O dano térmico lateral não revelou diferenças significativas em nenhum dos pontos da via aérea (cartilagem tireóide-cricóide-traqueia). O uso do Laser 1470nm demandou um tempo significativamente maior em relação ao 980nm para produzir a mesma incisão (p=0,02).

Conclusões

Os comprimentos de onda do laser testados produziram incisões morfologicamente similares. O laser diodo de contato de 1470nm apresentou melhores características coagulativas, produzindo menor dispersão de energia em área de cartilagem. Estes achados favorecem a utilização do laser diodo de contato 1470nm na realização aberta ou endoscópica da laringofissura.

Área

Cirurgia das Vias Aéreas

Instituições

Departamento de Biofotônica, Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde (NUPEN) - São Paulo - Brasil, Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, Divisão de Cirurgia Torácica, Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil

Autores

ISAAC FARIA SOARES RODRIGUES, PAULO FRANCISCO GUERREIRO CARDOSO, NATALIA NEPOMUCENO, HELIO MINAMOTO, MARISA DOLHNIKOFF, MARILIA WELLICHAN MANCINI, BENOIT JACQUES BIBAS, PAULO MANUEL PEGO FERNANDES