Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA MANOBRA DE MONTGOMERY NOS RESULTADOS DA CIRURGIA PARA ESTENOSE LARINGOTRAQUEAL
Objetivo
COMPARAR O RESULTADO DAS RESSECÇÕES E ANASTOMOSES TRAQUEAIS DOS PACIENTES SUBMETIDOS À MANOBRA DE LIBERAÇÃO SUPRA-HIOIDEA EM CENTRO DE REFERÊNCIA PARA CIRURGIA TORÁCICA E DE VIAS AÉREAS. OS PRINCIPAIS DESFECHOS ANALISADOS FORAM O IMPACTO EM DIAS DE UTI, DIAS EM ENFERMARIA CONVENCIONAL, COMPLICAÇÕES COMO DISFAGIA, DISFONIA, PARALISIA DE PREGAS VOCAIS, NECESSIDADE DE RE-OPERAÇÕES E RESULTADO FINAL DE DECANULAÇÃO DA TRAQUEOSTOMIA.
Método
ANALISE RETROSPECTIVAS DOS PRONTUARIOS ELETRÔNICOS DE PACIENTES ADULTOS (MAIORES 18 ANOS) DO HOSPITAL DE BASE/FAMERP SUBMETIDOS À TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA ESTENOSE LARINGOTRAQUEAL DE 2010 A 2022. DOS 131 PACIENTES INCLUÍDOS, 31 RECEBERAM LIBERAÇÃO SUPRA-HIOIDE. FORAM COLETADOS DADOS DEMOGRÁFICOS COMO SEXO, IDADE, COMORBIDADES, PERFORMANCE STATUS, CAUSE DA ESTENOSE, PRESENÇA DE TRAQUEOSTOMIA OU TUBO T PRÉVIOS. INFORMAÇÕES DO INTRA-OPERATÓRIO COMO GRAU DA ESTENOSE, TIPO DE ANASTOMOSE E EXTENSÃO DE TRAQUEIA RESSECADA.
COMPARAMOS O TEMPO DE DIAS EM UTI, DIAS EM ENFERMARIA CONVENCIONAL E COMPLICAÇÕES, PARTICULARMENTE DISFAGIA, MAS TAMBÉM DISFONIA E PARALISIA DE PREGAS VOCAIS. ANALISAMOS SE HAVERIA CORRELAÇÃO EM SEGMENTOS TRAQUEAIS DOENTES MAIS EXTENSOS (> 4,0 CM) CAUSAREM UM PIOR DESFECHO.
Resultados
A REALIZAÇÃO DA MANOBRA DE MONTGOMERY COM LIBERAÇÃO SUPRA-HIOIDEA NÃO MOSTROU DIFERENÇA EM DIAS DE UTI (p=0.594) NEM EM COMPLICAÇÕES (p=0.883), MAS HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA EM DIAS EM ENFERMARIA (p= 0.0001) QUE IMPACTOU NO TEMPO TOTAL DE INTERNAÇÃO. ESSE AUMENTO NO GRUPO QUE FOI SUBMETIDO À MANOBRA DEVE-SE AO MAIOR TEMPO PARA PROGRESSÃO DA DIETA E REABILITAÇÃO COM EQUIPE DE FONOAUDIOLOGIA. NO ENTANTO NÃO HOUVE DIFERENÇA NA AVALIAÇÃO DE DISFAGIA OU DISTÚRBIOS DE DEGLUTIÇÃO APÓS A ALTA HOSPITALAR E NO FOLLOW-UP AMBULATORIAL (p=0.55). OUTRAS COMPLICAÇÕES COMO DISFONIA OU PARALISIA DE PREGAS VOCAIS TAMBÉM NÃO TIVERAM DIFERENÇA ENTRE OS GRUPOS. POR FIM, NÃO IDENTIFICAMOS RESSECÇÕES TRAQUEAIS MAIS EXTENSAS CURSANDO COM PIORES RESULTADOS, NEM HOUVE DIFERENÇA NA RESULTADO FINAL DE DECANULAÇÃO DA TRAQUEOSTOMIA.
Conclusões
O EMPREGO DA MANOBRA DE MONTGOMERY NA CIRURGIA PARA LONGOS SEGMENTOS DE TRAQUEIA É UMA OPÇÃO SEGURA E INTELIGENTE PARA O TRATAMENTO DE ESTENOSE LARINGOTRAQUEAL. APESAR DO IMPACTO EM TEMPO DE INTERNAÇÃO, NÃO HOUVE IMPACTO POSTERIOR NA RESOLUÇÃO DA DISFAGIA E DISTÚRBIOS DE DEGLUTIÇÃO.
Área
Cirurgia das Vias Aéreas
Instituições
Hospital de Base / FAMERP - São Paulo - Brasil
Autores
ISAAC FARIA SOARES RODRIGUES, CELSO MURILO NALIO MATIAS DE FARIA, HENRIQUE NIETMANN, THAIS DELLA ROVERI CANOVAS, NATHAN VELASQUEZ PINHO, MARIANA CARVALHO GRAZIANO, MARIA ISABEL MARIA ISABEL MARIA ISABEL