Dados do Trabalho


Título

LOBECTOMIAS REALIZADAS EM OCTOGENARIOS EM UMA INSTITUIÇAO BRASILEIRA: ANALISE E DESFECHO

Objetivo

Com aumento da perspectiva de vida, cada vez mais surgirão pacientes mais idosos candidatos a cirurgia curativa para câncer de pulmão. Este estudo objetiva avaliar os resultados de octogenários submetidos a lobectomia para cura de câncer de pulmão não de pequenas células.

Método

Esse é um estudo observacional, retrospectivo realizado baseado na consulta dos prontuários dos pacientes submetidos a pesquisa

Resultados

Foram avaliados 60 pacientes, dos quais 32 eram homens e 28 mulheres, o tempo de internação hospitalar apos a realização da cirurgia variou de 2 a 64 dias, todos os pacientes foram internados eletivamente, sendo que a media da internação foi de 8,6 dias, o tempo de permanência em terapia intensiva foi em media 2,6 dias, o dreno torácico foi retirado em media com 4,3 dias, desses pacientes, 8 eram do sistema unico de saude e o restante convênio, sendo o principal fator que implica em realizar a cirurgia por video. Foram realizadas por videotoracoscopia 78% das cirurgias,sendo que uma foi convertida para toracotomia devido acometimento de arco costal e necessidade de ressecção. Foram 55% dos pacientes sem nenhuma complicação pos operatória e desses a media de alta hospitalar foi de 2 dias, dos pacientes que complicaram, a principal causa foi escape aéreo prolongado pelo dreno torácico. Não houveram óbitos intra operatórios, em 30 dias tivemos 2 óbitos, um por insuficiência renal cronica agudizada e outro por broncoaspiração e pneumonia, em 90 dias 1 óbito, por doença coronariana. Dos principais subtipos de cancer de pulmão operados, 70%, adenocarcinoma, 28,3% carcinoma escamoso e 1,6% tumor carcinoide. Desses octogenários, 76% ja eram portadores de alguma comorbidade, a principal foi hipertensão arterial sistêmica, seguida de diabetes mellitus e doença pulmonar obstrutiva cronica, além disso, 60% eram ex-tabagistas. Apenas 1,6% desses paciente não foi possível ressecção com margens livres de doença.

Conclusões

A mortalidade em octogenários submetidos a ressecção pulmonar para tratamento de câncer de pulmão é aceitável, e a cirurgia apresenta, apesar de complicações pós operatórias, a melhor alternativa.

Área

Oncologia Torácica

Instituições

Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

WANESSA NAYANE ALVES RABELO, SPENCER MARCANTONIO CAMARGO, LETICIA POSSAMAI LEITE OLIVEIRA, FELIPE PAGNONCELLI FACHIN, NILTON SEBASTIAO GARCIA DE ALMEIDA NETO, MARIA EMILIA CANO, ISMAR GOBIRA CHAGAS, MARCOS ANDRE COSTA FREIRE