Dados do Trabalho


Título

CARCINOIDE T 1 COM OBSTRUÇAO COMPLETA DO BLSE E DO BPE : TRATADO ENDOSCOPICAMENTE COM RESOLUÇAO COMPLETA

Objetivo

-Mostrar que os tumores carcinóides típicos podem ser tratados endoscopicamente, mesmo com sinais de doença avançada local( atelectasia a montante, obstrução do brônquio lobar superior com invasão do brônquio principal e assim evitando grande cirurgias.
- Mostrar a importância de escalonar as broncoscopias com energia, para evitar lesões decorrentes do excesso de queimadura loco regional, a espera da reepitalização da mucosa é importante para retornar.
- Mostrar que o uso de mais de uma energia vem a facilitar o tratamento e desta maneira melhorar do desfecho final.
-

Resumo do vídeo

Paciente de 71 anos , com comorbidades que entrou com quadro de insuficiência respiratória, evoluiu com os tratamentos endoscópicos e esta desde 2019 em acompanhamento sem recidiva, e com melhora parcial da atelectasia, assintomática.

VÍDEO: Anestesia com sedação, na mesma linha dos exames diagnósticos.

1* Etapa: Broncoscopia flexível com desobstrução com gás Argônio do BPE para retirar a paciente do quadro agudo de IR.
2* Etapa: Broncoscopia flexível em 7 dias para ver a condição da mucosa e nova dimensão do tumor, afim de definir qual seria o plano, cirúrgico ou endoscópico.
3* Etapa: Broncoscopia flexível para ressecar a lesão principal que estava no BLSE , usando a Crio terapia e o Gás argônio.
4* Etapa: Broncoscopia flexível para análise.

O resultado encontrado foi uma desobstrução completa do brônquio principal (BP)e do Brônquio para o lobo superior esquerdo(BLSE), com epitelização perfeita. resultado este que persistiu até a última reavaliação em 2022.

Área

Oncologia Torácica

Instituições

Hosp São josé - Santa Catarina - Brasil

Autores

GIOVANI WALTRICK MEZZALIRA, ISMAEL RODRIGO DIAS, RAFAELA DAHLKE, CAROLINA BEVERVANÇO VEIGA