Dados do Trabalho


Título

VACINAÇAO EM ESCOLAS: ESTRATEGIAS PARA RECUPERAÇAO DE COBERTURAS VACINAIS EM PERNAMBUCO

Introdução

A pandemia de COVID-19 no início de 2020 agravou a queda das coberturas vacinais no país. A diminuição da procura pela vacinação de rotina resultou na redução das coberturas, deixando crianças em situação de vulnerabilidade. No ano de 2023 houve uma tendência de recuperação das coberturas de todas as vacinas de rotina em Pernambuco. Diante disso, os municípios pernambucanos vêm realizando diferentes estratégias de intensificação para resgate de altas coberturas com busca ativa de crianças e adolescentes no contexto escolar.

Material e Método

Realizou-se uma pesquisa transversal, retrospectiva e descritiva, da cobertura vacinal dos 184 municípios do estado e do distrito de Fernando de Noronha, a partir dos dados extraídos do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SI-PNI, sendo identificadas as baixas coberturas vacinais em PE. O Programa Estadual de Imunização, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, promoveu as ações de vacinação nas escolas, de volta às aulas e de "Dia M". Em 2023 intensificou as estratégias de vacinação contra o HPV junto aos municípios, por meio de mobilização nas escolas. A ação que teve início no dia 30 de março e ocorreu durante todo o ano de 2023, com seguimento mensal na última semana letiva de cada mês, como parte campanha do projeto Cuida PE Mulher, alusiva à imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV), para meninas e meninos, entre 9 e 14 anos, em escolas de Pernambuco. O estado de Pernambuco utilizou-se de estratégia de divulgação das ações para publicização nas mídias sociais: Veiculação de comercial televisivo, cartazes, faixas, banners, vídeos e chamadas em rede social.Também foi realizada articulação com a Secretária Estadual de Educação e Esportes e com as Gerências Regionais de Saúde e Educação, a fim de facilitar a comunicação com as escolas nos territórios de organização das ações.

Resultados

: Nos meses de março a dezembro de 2023 todos os municípios registram ações de intensificação para vacinação. A iniciativa foi realizada em 2 mil escolas de Pernambuco onde foram aplicadas um total de 70.908 doses, sendo 16.550 doses aplicadas da vacina contra o HPV

Discussão e Conclusões

A busca ativa de crianças e adolescentes no contexto escolar é uma ferramenta crucial de intensificação para resgate de altas coberturas e proteção contra doenças Imunopreveníveis.

Palavras Chave

escolas; cobertura vacinal; vacinação

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria Estadual de Saúde - Pernambuco - Brasil

Autores

JEANE TAVARES TORRRES, MAGDA GOMES DA S COSTA, BÁRBARA CRISTINA ALVES DA SILVA, LUCAS RAFAEL DE CASTRO CAHETÉ, TAMIRIS MARIA DA SILVA, BRUNO ISSAO MATOS ISHIGAMI, JESSYK PATRICIA DA SILVA FERREIRA, JUSSANIA MARIA DOS SANTOS SILVA