Dados do Trabalho
Título
OFICINAS DE MICROPLANEJAMENTO PARA ATIVIDADES DE VACINAÇAO DE ALTA QUALIDADE EM PERNAMBUCO: ESTRATEGIA PARA RECUPERAÇAO DE ALTAS COBERTURAS VACINAIS
Introdução
A queda das coberturas vacinais é uma questão de saúde pública, sendo um fenômeno multifatorial. Frente a este problema, o Ministério da Saúde (MS), os estados e os municípios vêm traçando diferentes estratégias de regaste de altas coberturas vacinais. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio do Programa Estadual de Imunização (PEI), elaborou um cronograma de Oficinas Regionais de MP para as Avaq no estado para aperfeiçoar a atuação dos municípios pernambucanos no desenvolvimento de ações para a vacinação de alta qualidade pautada no método de MP.
Material e Método
Realizou-se uma pesquisa transversal, retrospectiva e descritiva, da cobertura vacinal dos 184 municípios do estado e do distrito de Fernando de Noronha, a partir dos dados extraídos do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SI-PNI, sendo identificadas as baixas coberturas vacinais em PE. Diante desse cenário, o PEI promoveu Oficinas para a formação dos profissionais que atuam no Programa Regional e Municipal de Imunização, vigilância em saúde e atenção primária à saúde das 12 Gerências Regionais de Saúde de todos os municípios pernambucanos, além de representantes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) a fim de que sejam facilitadores e multiplicadores em MP para as Avaq no âmbito do território. A metodologia utilizada baseou-se na problematização, através da apresentação de conteúdos e problemas que foram discutidos e resolvidos ao longo do curso. Com uma carga horária total de 144h, sendo 16h por turma, foram realizados encontros presenciais com exposição dialogada, discussões em grupos e resolução de exercícios.
Resultados
Durante os meses de outubro e novembro de 2023 foram realizadas nove turmas, totalizando 600 profissionais treinados em MP para as Avaq no estado. Os temas abordados incluíram análise da cobertura vacinal, identificação das populações vulneráveis, a importância da utilização dos Sistemas de Informações e o planejamento e programação das ações de vacinação, desde o armazenamento, monitoramento do estaque dos imunobiológicos até sua aplicação.
Discussão e Conclusões
A incorporação do MP para as Avaq no nível local subsidiou o planejamento e a execução das atividades de vacinação, resultando, sobretudo, na melhoria das coberturas vacinais do estado.
Palavras Chave
microplanejamento; cobertura vacinal; Avaq
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
MAGDA GOMES DA S COSTA, JEANE TAVARES TORRES, SARAH ZAYANNE RAFAEL DA S RIBEIRO, LUCAS RAFAEL DE CASTRO CAHETÉ, BÁRBARA CRISTINA ALVES DA SILVA, TAMIRIS MARIA DA SILVA, BRUNO ISSAO MATOS ISHIGAMI, JESSYK PATRÍCIA DA SILVA FERREIRA