Dados do Trabalho
Título
PERSPECTIVA DOS ENFERMEIROS DA ATENÇAO PRIMARIA EM SAUDE EM RELAÇAO A VACINAÇAO DOS ESCOLARES: RELATO DE EXPERIENCIA.
Introdução
A vacinação de escolares desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças imunopreveníveis e na promoção da saúde pública. Neste contexto, o acolhimento dos estudantes, a clareza das informações, os registros nos cartões de vacinas e nos sistemas de informação, a educação em saúde e os recursos humanos e materiais, são essenciais para o êxito da imunização. O enfermeiro exerce um importante papel no tocante às imunizações por orientar e supervisionar todos os aspectos técnicos e operacionais da utilização dos imunobiológicos, que perpassam pela triagem, indicação e aplicação dos mesmos. A percepção dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) sobre a vacinação de escolares é essencial para garantir o sucesso dos programas de imunização.
Descrição do caso
Este relato tem como objetivo analisar a percepção dos enfermeiros da ESF em relação à vacinação de escolares, destacando desafios, oportunidades e estratégias para melhorar a adesão e a eficácia dos programas de imunização. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado a partir da vivência dos enfermeiros da ESF sobre a vacinação nas escolas, de um município na região Sudeste. Foram realizadas análise dos cartões de vacinas e imunização de crianças e adolescentes dentro das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Essa abordagem permitiu analisar o contexto da vacinação na escola pelos enfermeiros.
Discussão
Os resultados preliminares indicam que os enfermeiros da ESF reconhecem a importância da vacinação de escolares, mas enfrentam desafios como a falta de recursos, a desinformação das famílias e a resistência de alguns grupos. Foram identificadas oportunidades para melhorar a comunicação, a educação em saúde e a colaboração com a comunidade escolar. Destacando a importância de capacitação dos enfermeiros da ESF em imunização, promoção da educação em saúde nas escolas por meio do envolvimento das famílias e comunidade no processo de vacinação de escolares.
Conclusão
Diante dos resultados, destaca-se que os enfermeiros da ESF desempenham papel fundamental no sucesso da vacinação escolar. É essencial investir em capacitação, comunicação e articulações entre setores, além de parcerias para que os programas de imunização sejam eficazes, equitativos e sustentáveis. Este estudo contribuiu para a compreensão dos desafios e oportunidades enfrentados pelos enfermeiros no contexto da vacinação na escola, fornecendo insights valiosos para aprimorar as práticas de imunização e promover a saúde da população.
Palavras Chave
Atenção Primária à Saúde; Imunização; Promoção da Saúde na Escola
Área
Imunizações
Instituições
Prefeitura de Vitória - Espírito Santo - Brasil
Autores
CILIA ZUCOLOTTI, MICHELE GARCIA BOLSONI NASCIMENTO, CAMILA PENIDO, ROSE MARY SANTANA SILVA, ROSIENE DA PENHA CARVALHO, MARIELI THOMAZINI PISKE GARCIA