Dados do Trabalho


Título

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA PERNAMBUCANA DE IMUNIZAÇÃO

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e atividades desenvolvida pela Liga Acadêmica Pernambucana de Imunização da Universidade Federal de Pernambuco. A ação surgiu como forma de difundir informações referentes ao estudo e desenvolvimento científico da imunização, além de permitir uma maior oportunidade de aprendizado teórico e prático para os participantes sobre vacinação.

Descrição do caso

Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência. A LAPI é um projeto extensionista que iniciou novembro de 2021, por um grupo de estudantes do Curso de Enfermagem da UFPE, coordenados por professores da área de Saúde Pública do Departamento de Enfermagem, com a missão de agregar conhecimento sobre vacinas para a comunidade acadêmica e científica, contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde, além de promoverem a inserção dos acadêmicos e da instituição na sociedade. Todas as atividades foram desenvolvidas pelo tripé ensino-pesquisa-extensão. A metodologia utilizada foi pautada no construtivismo e permitindo aos educandos adquirir competências éticas, políticas e técnicas na produção do conhecimento sobre imunização, além de proporcionar a integração ensino-serviço-comunidade. Atualmente, o grupo possui 20 membros, sendo, discentes, residentes de enfermagem e docentes. Os encontros foram quinzenais e a divulgação era realizada por meio de redes sociais e e-mail.

Discussão

Durante a execução do primeiro ano do projeto foram realizados encontros científicos virtuais e presenciais, seminários sobre cobertura vacinal em Pernambuco, café científico com o tema de imunização, realização de um curso de curta duração sobre boas práticas de vacina para os técnicos de enfermagem do município de Camaragibe, desenvolvimento de dois projetos de Pesquisa PIBIC. Como atividade de extensão, ocorreu a participação dos alunos em campanhas de imunização, onde realizaram atividades de técnica de vacinação, triagem e acolhimento dos usuários do sistema único de saúde; além dessa ocorreu dois momentos de campanhas de vacinação pré-exposicão antirrábica na UFRPE. Ocorreram entrevistas na Radio Frei Caneca da UFPE sobre a importância da vacinação infantil e manutenção de páginas em redes sociais com objetivo de divulgar as ações educativas da liga. Os eventos somaram um público total de mais de 250 participantes.

Conclusão

Observou-se grande crescimento dos ligantes em relação ao conhecimento científico instrumentalizando os futuros profissionais para atuar com maior segurança na área de imunização.

Palavras Chave

Liga acadêmica; vacinação; Enfermagem; universidade; Extensão Universitária

Área

Imunizações

Instituições

Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

VILMA COSTA DE MACÊDO, E MARIA ILK NUNES DE ALBUQUERQUE