Dados do Trabalho
Título
PROJETO DE IMPLANTAÇAO DO GERENCIAMENTO MUNICIPAL PARA IMUNOBIOLOGICOS ESPECIAIS
Introdução
O Município de São Gonçalo/RJ realiza desde 2012, rotina de atendimento para pacientes com doenças crônicas e condições especiais, conforme normativas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). As solicitações dos Imunobiológicos especiais eram realizadas mensalmente à Secretaria Estadual de Saúde RJ através de fichas previamente preenchidas pelo médico assistente e as liberações levavam em média 30 dias ou mais para chegar ao nível local e serem disponibilizadas aos usuários.
Material e Método
Relato de experiência do projeto de implantação do gerenciamento municipal: Em Junho de 2020 a Coordenação do Programa de Imunizações São Gonçalo/RJ, propõe a GI/SES (Secretaria Estadual de Saúde) uma mudança no fluxo de atendimento, configurada pela implementação de uma cota mensal baseada na média de consumo municipal, de modo que o comitê municipal recebesse os pedidos diretamente na Coordenação de Imunizações e esta avaliasse a completude das requisições mais os exames, com autonomia para deliberar atendimento.
Resultados
No período de 2017 à 2020 houveram 1.701 solicitações, após aprovação do projeto que ocorreu em Setembro de 2020, foi montado um fluxo de atendimento, descentralizando a inserção do pedido para todas as unidades de saúde do município,foi feita ampla divulgação no site do jornal são Gonçalo em 2021 sobre os imunobiológicos especiais, através deste meios obtivemos uma grande adesão, aumentando o número de solicitações e otimização do fluxo de avaliação, reduzindo o tempo para o imunobiológico ser disponibilizado ao usuário. No período de 2021 a 2023 houveram 3.046 solicitações e já no primeiro semestre de 2024 temos 692 solicitações, tendo um aumento considerável no número de solicitações. Atualmente, as vacinas especiais são aplicadas em cinco Polos Sanitários (Washington Luiz Lopes, Helio Cruz, Rio do Ouro, Paulo Marques Rangel e Jorge Teixeira de Lima), nas 03 Clinicas Especializadas (PAM Coelho, PAM Neves e Clinica Municipal Barro Vermelho) e na Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas, onde fica localizado o principal ambulatório do IST (infecções sexualmente transmissíveis).
Discussão e Conclusões
Desde Setembro de 2020, o município de São Gonçalo passou a receber uma cota mensal de imunobiológicos especiais, garantindo assim maior rapidez na resposta do pedido e diminuindo consideravelmente o tempo para liberação da vacina ao usuário. Considerando a experiência exitosa deste projeto, iniciamos estudos para implantação futura de um CRIE municipal.
Palavras Chave
Imunobiológicos especiais; Imunização; CRIE
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria Municipal de Saúde São Gonçalo - Coordenação do Programa de Imunizações - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
RENATTA THAYANE COSTA REZENDE, LETICIA FERREIRA RODRIGUES, ROSANE MACHADO MAGALHÃES, NADJA GREFFE, THAINA JHULIA JANDRE BICEGO FRATANE, RAFAEL VIDAL MARQUES