Dados do Trabalho


Título

VALIDAÇÃO DE INFOGRÁFICOS SOBRE VACINAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Introdução

O atraso ou recusa das vacinas por profissionais de saúde é preocupante e complexo dado ao trabalho que exercem envolver risco biológico, a maior facilidade de acesso às vacinas e o conhecimento sobre os benefícios da vacinação.1 Pesquisa de iniciação científica (PIC) com 283 trabalhadores de saúde de um hospital universitário (HU) identificou uma frequência de hesitação vacinal de 31%, sendo associada ao medo de eventos adversos, ao fato de ter acontecido algo que os fizesse desacreditar na eficácia das vacinas e na indisponibilidade do imunobiológico na unidade de saúde no momento da atualização do cartão.(2) Com isso, objetivou-se elaborar e validar infográficos sobre vacinas para profissionais de saúde do hospital universitário.

Material e Método

Estudo metodológico, desenvolvido em 2 etapas: (1) elaboração da tecnologia educativa em formato de infográfico, a partir de revisão de literatura; (2) validação de conteúdo com 16 enfermeiros especialistas com experiência acadêmica e/ou prática em imunização e desenvolvimento de materiais educativos. O instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde (IVCES) utilizado contém 18 itens, sendo considerado válido IVC global (S-IVC) ≥ 0,9.(3) A investigação foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer 6.754.460 (CAAE: 78135324.5.0000.8807).

Resultados

Foram elaborados 3 infográficos com temáticas referentes aos fatores associados à hesitação vacinal observados na PIC. Os juízes especialistas atribuíram S-IVC de 0,99, sendo as dimensões objetivo, estrutura e relevância avaliadas com IVC 0,98; 0,99 e 1,00, respectivamente.

Discussão e Conclusões

As estratégias de maior eficácia para a hesitação vacinal são multicomponentes e envolvem as evidências científicas e os mitos relacionados.(4) Dentre as possibilidades de tecnologias educacionais, os infográficos propõem a divulgação da informação de maneira prática, objetiva e de fácil compreensão de conteúdo pelo leitor, por meio de imagens, símbolos e palavras.(5) Os infográficos foram considerados válidos segundo o conteúdo, podendo ser utilizados para informar profissionais de saúde do HU quanto aos fatores que os levaram a assumir atitudes de hesitação vacinal.

Palavras Chave

Estudo de Validação; Tecnologia Educacional; vacinação; Pessoal de Saúde

Área

Imunizações

Instituições

UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

WESLLA KARLA ALBUQUERQUE SILVA DE PAULA, KELLY KATHARINA GINO DE PAULA, RENATA VERISSIMO FIDELIS, JOANA LYDIANNE DE OLIVEIRA BEZERRA