Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DAS SOLICITAÇOES DE IMUNOBIOLOGICOS ESPECIAIS EM UMA REGIAO DA BAHIA NO PERIODO DE 2018 A 2022.
Introdução
Os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) têm como finalidade principal facilitar o acesso da população, em especial, dos portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais de morbidade ou exposição a situações de risco – aos imunobiológicos especiais para prevenção das doenças que são objeto do Departamento de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis (DPNI).No estado da Bahia, os Crie atendem à população de forma presencial e à distância(CRIE VIRTUAL). O Crie da região Centro-Leste – Crie NRS-CL, funciona no município de Feira de Santana, e realiza atendimento a distância, de 72 municípios de 04 regiões. O estudo objetiva descrever o perfil epidemiológico das solicitações de imunobiológicos especiais atendidas pelo CRIE Centro Leste-Bahia, região de Feira de Santana, entre 2018 e 2022, bem como as principais vacinas especiais distribuídas.
Material e Método
Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa. Foram utilizados dados secundários dos sistemas de informação do Ministério da Saúde(SI-PINI/SIES) e banco paralelo próprio de registro das solicitações de imunobiológicos especiais(FORMSUS/planilha excel). As variáveis descritas foram: número total de solicitações atendidas, número de solicitações anuais, condição clínica, tipo e quantitativo de imunobiológicos liberados. A tabulação/análise dos dados ocorreu no Excel®, a partir do qual foram calculadas frequências relativas.
Resultados
No ano de 2018 houve um total de 634 solicitações, em 2019 904, 2020 1.173, 1.369 em 2021 e em 2022 foram atendidas 2.341 solicitações, perfazendo um total de 6.421. As principais condições clínicas atendidas foram: pneumopatias crônicas(20,8%), imunodeficiência adquirida(16,2%), outros(8%).Foram distribuídas um total de 20.009 doses de vacinas especiais, destacando-se a Pneumo 23, com um total de 7.829 doses distribuídas. A maioria das solicitações ao CRIE foram do município de Feira de Santana(68,2%), 2º maior município do estado.
Discussão e Conclusões
Os resultados demonstram um aumento do número de solicitações ao CRIE a cada ano, o que acreditamos seja devido a uma maior divulgação da importância da vacinação de grupos especiais, bem como um maior conhecimento dos profissionais especialistas a respeito do CRIE. Devido a demanda crescente, principalmente do município de Feira de Santana, percebe-se a necessidade urgente da implantação de um Crie presencial, implementando o acesso aos imunobiológicos especiais na região.
Palavras Chave
Programas de Imunização; CRIE; Vacinas
Área
Imunizações
Instituições
NRS CENTRO LESTE/CRIE - Bahia - Brasil
Autores
ANA PAULA SILVA SANTOS, MARIA DO CARMO CAMPOS SANTOS LIMA, ADRIANA SENA DO VALE SANTOS, DAIANA BARROS SANTOS, JOARA SANTOS BRAGA, MARIA VERÔNICA S. COSTA ALMEIDA, ANA CAROLINE CERQUEIRA RIBEIRO, ANALU SOUZA SIMAS C. ROCHA