Dados do Trabalho


Título

EVENTOS SUPOSTAMENTE ATRIBUIVEIS A VACINAÇAO OU IMUNIZAÇAO DA VACINA DENGUE, MINAS GERAIS, BRASIL

Introdução

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é um grande marco epidemiológico responsável pela redução de doenças preveníveis por vacinação. A Vigilância de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (VESAVI), atua para subsidiar a adoção de medidas de segurança que garantam a melhor relação benefício-risco para a população vacinada. Em 2024, o PNI incorporou a vacina dengue (atenuada), que em conjunto com as demais ações de controle e prevenção do agravo, reduzir a incidência, hospitalização e óbitos pela doença no Brasil. Assim, este estudo teve como objetivo descrever os ESAVIs notificados da vacina dengue, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de Minas Gerais, Brasil.

Material e Método

Trata-se de um estudo ecológico, descritivo, de abordagem quantitativa, com base nas notificações de ESAVI registradas e-SUS Notifica e doses aplicadas no Painel de Vacinação do Calendário Nacional (LocalizaSUS) da vacina dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos na rede pública, no período de fevereiro a julho de 2024, no estado de Minas Gerais. A análise dos dados foi realizada pelo Microsoft Excel e os dados foram estratificados segundo número de doses aplicadas, idade, sexo, ESAVI grave, ESAVI não grave e erro de imunização.

Resultados

De 197.283 doses da vacina dengue administradas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, houve registro de 90 casos de ESAVI, o que corresponde a 0,05% das doses aplicadas. Destes, 46 (51,11%) do sexo feminino e 44 (48,89%) do sexo masculino. E quanto a classificação, 10 (11,11%) foram classificados como grave, 65 (72,22%) não grave e 15 (16,67%) como erro de imunização. Destaca-se que dentre os erros de imunização, não houve ESAVI. A maior parte das manifestações decorrentes de ESAVI não graves foram febre, cefaleia, exantema, prurido, vômito, eritema, mialgia.

Discussão e Conclusões

A análise dos dados revela que a maioria dos casos de ESAVI associados à vacinação contra a dengue não foram graves. Sendo assim, esta análise reforçou a segurança da vacina dengue e que os benefícios da vacinação superam em muito os riscos potenciais para quem for recebê-las. Adicionalmente vale destacar que a vacinação é efetiva para prevenir a dengue, reduzindo os riscos de hospitalização e morte.

Palavras Chave

Imunização; dengue; erros de imunização; vacinação

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

JOSIANNE DIAS GUSMÃO, ALINE MENDES VIMIEIRO, CÁSSIA ADRIANA LUCCI ARRIEIRO, DENISIANE GERALDA ARAÚJO, MARIA NAZARÉ MARQUES MOREIRA , ROBERTA BARROS DA SILVA , ROSÂNGELA APARECIDA DE AZEVEDO, ADSON LACERDA VERNEQUE