Dados do Trabalho
Título
EXPERIENCIA DE APOIADORES INSTITUCIONAIS DO PROGRAMA VACINA MAIS PARAIBA: ESTIMULO AS AÇOES MUNICIPAIS DE IMUNIZAÇAO
Introdução
O Programa Nacional de Imunizações do Brasil tem avançado para proporcionar melhor qualidade de vida à população na prevenção de doenças imunopreviníveis. Lançado em 2022, o Vacina Mais Paraíba (VMP) atua no desenvolvimento de ações estruturantes para o aprimoramento da operacionalização do processo de vacinação em todo o estado. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de apoiadores institucionais (AI) do VMP no estímulo às ações municipais de imunização.
Descrição do caso
As restrições de horário em diversos municípios, limitavam o acesso da população à vacinação, resultando em baixas coberturas na Paraíba. Diante disso, o VMP contratou AI para atuarem no processo de planejamento e operacionalização junto as equipes gestoras municipais, com vistas a promoção de ações que aumentassem a acessibilidade da população à vacinação, redução de barreiras de acesso e o alcance de grupos populacionais vulneráveis, através de orientações sobre escolha de locais e horários estratégicos, divulgação eficaz e treinamento da equipe de saúde para execução do processo de vacinação em seus territórios. Nesse contexto, os municípios Catolé do Rocha (8ª Região de Saúde); Cajazeiras, São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé, Bernardino Batista, Santa Helena (9ª Região de Saúde), não ofereciam vacinação em suas Unidades de Saúde durante o período noturno e/ou finais de semana, e desde a implementação do VMP disponibilizam o serviço vacinal à população nesses horários, o que contribuiu para a redução de disparidades na cobertura vacinal, melhoria da conscientização da população sobre a importância da vacinação e o fortalecimento de laços comunitários.
Discussão
O AI atua em cada área de abrangência, identificando fragilidades e fortalecendo ações conforme a realidade local, através do planejamento estratégico com abordagem específica para atender às necessidades em cada localidade, dessa forma contribui para o aprimoramento dos processos gerenciais no município, promove a troca de saberes, fortalece o vínculo entre Estado-Municípios, e, consequentemente melhora a eficiência e a qualidade dos serviços prestados no âmbito da imunização.
Conclusão
Através do trabalho colaborativo dos apoiadores por meio de acompanhamento, visitas, orientações diárias e monitoramento de dados, o processo de trabalho dos coordenadores municipais de imunização foi fortalecido, bem como houveram melhorias no acesso à vacinação em nas regiões de saúde do estado citadas.
Palavras Chave
Apoio Institucional; Imunização; coberturas vacinais
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria do Estado da Saúde(8ª e 9ª GRS) - Paraíba - Brasil
Autores
SUSAMARA BATISTA DE LIMA, JOANNA MONIQUE FERNANDES DE ALMEIDA, SAEMMY GRASIELE ESTRELA DE ALBUQUERQUE