Dados do Trabalho


Título

A EXPERIENCIA DE UM CENTRO DE REFERENCIA PARA IMUNOBIOLOGICOS ESPECIAIS (CRIE) PARA AMPLIAR A DEMANDA DE ATENDIMENTSOS

Introdução

Existem mais de 50 CRIE no Brasil. O CRIE-MAG foi criado em 1994 no Hospital Municipal Jesus. Em 2011 foi transferido para o Hospital Municipal Rocha Maia e em 2023 para o Super Centro Carioca de Vacinação. Várias são as causas para as baixas taxas de adesão para vacinação de doentes crônicos, como falta de encaminhamento, barreiras de acesso, escassez de profissionais, estrutura física inadequada, além de outros limitadores logísticos, como horário de funcionamento. A jornada do paciente para recebimento de imunobiológicos especiais pode ser resumida da seguinte forma: A dispensação dos imunobiológicos por cada estado pode ocorrer diretamente num CRIE, a partir do chamado CRIE virtual, quando a solicitação é feita diretamente ao estado pelo município, que dispensa para o solicitante, que por sua vez aplica na ponta o produto, ou ainda por regionais de imunização. O objetivo deste trabalho é expor os resultados da experiência de um CRIE, após intervenções na ampliação da estrutura física, aumento de recursos humanos, ampliação do horário de atendimento e comunicação em redes sociais.

Material e Método

O novo CRIE começou a funcionar em 28/01/2023 e os dados foram coletados retrospectivamente e consolidados a partir do programa de computação (SI-PNI), utilizado pelo Programa Nacional de Imunizações, de acordo com 18 tipos de vacinas disponibilizadas no CRIE, no período de janeiro de 2023 a abril de 2024.

Resultados

Para 18 vacinas avaliadas, foram aplicadas 39.695 doses de vacinas em 2023. Houve desabastecimento da hexavalente, DTPa, hepatite A pediátrica, varicela, Hib e pneumo 23. Nos quatro primeiros meses de 2024 o total de doses de vacinas aplicadas foi de 14.424 para 6.396 consultas realizadas no período, apesar do grande desabastecimento de DTPa, hepatite A adulto, e varicela. Hib e pneumo 23 chegam, mas não cobrem a demanda. Apesar do desabastecimento recorrente, houve aumento da demanda para o Serviço, com altas taxas de retorno (>90%).

Discussão e Conclusões

O funcionamento 7 dias/semana amplia as possibilidades para a vacinação, com melhor adequação para uma nova realidade do mercado de trabalho. Ainda que medidas de intervenção sejam realizadas, a comunicação precisa alcançar os prescritores, principalmente as especialidades sem tradição para a vacinação, porém o abastecimento contínuo dos imunobiológicos é fundamental. O sucesso para aumentar a cobertura vacinal nos portadores de doenças crônicas é multifatorial e requer um trabalho contínuo de avaliação e medidas de intervenções.

Palavras Chave

vacinação; doenças crônicas; oportunidades perdidas para vacinação

Área

Imunizações

Instituições

CRIE RJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

TANIA PETRAGLIA, LETICIA REALE, MARILDA SILA, ADRIANA MORGADO, ABELARDO NETO, PATRICIA GUTTMANN, ANA LUCIA ALBUQUERQUE