Dados do Trabalho


Título

CARTILHA SOBRE ALFABETIZAÇAO VACINAL PARA TODA VIDA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A vacinação é uma das medidas de saúde mais exitosas do mundo, prevenindo milhares de mortes anualmente. Contudo, o declínio das coberturas vacinais no Brasil, que antes era referência mundial, representa uma grande perda para o país e configura um grave problema de saúde pública. Diante desse cenário, a alfabetização vacinal caracteriza-se como uma técnica eficaz para aumentar o engajamento e, consequentemente, as coberturas vacinais, fornecendo informações e construindo diálogos sobre a temática (Badua et al., 2022).

Material e Método

Foi desenvolvida uma cartilha com o objetivo de instrumentalizar estudantes e trabalhadores da saúde sobre o uso de metodologias ativas para a alfabetização vacinal. Este material foi elaborado por discentes e docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, como produto final do projeto de extensão “Alfabetização Vacinal para toda Vida". A cartilha é destinada ao público adulto, com visão nítida e alfabetizado. Ela contém 55 páginas enumeradas, com imagens e quadros coloridos, e apresentação textual em português. Em seu conteúdo, a cartilha apresenta o título da ação, o objetivo educacional, a equipe executora, os materiais utilizados e a execução da atividade, além de registros fotográficos. Todos estes elementos da metodologia comunicacional, auxiliará o leitor na alfabetização vacinal. Podendo ser utilizada em serviços de saúde, escolas e comunidade. No interior da cartilha, para cada grupo (gestantes, pais, adolescentes, adultos e trabalhadores, acadêmicos de saúde e idosos), são fornecidas informações sobre a importância da vacinação, implicações da hesitação vacinal, mitos e verdade sobre as vacinas.

Resultados

A educação em saúde pois promove a adoção de hábitos saudáveis, mudanças de comportamento e autonomia. Além disso, facilita a troca de informações com a comunidade e reduz a distância entre pacientes e serviços de saúde, (Braga et al, 2021). Sendo assim, a implementação de atividades educativas voltadas para a população sobre a vacinação é uma estratégia eficaz para reverter o quadro de baixas coberturas vacinais no Brasil.

Discussão e Conclusões

Essas atividades permitem que os usuários expressem suas dúvidas e corrijam desinformações. Salienta-se que a personalização das abordagens educativas é crucial, pois possibilita atender às necessidades específicas de cada segmento da população. A experiência foi exitosa, considerando que a cartilha tem potencial para promover a alfabetização vacinal e oferecer a comunidade acadêmica com instrumento robusto.

Palavras Chave

vacinação; Educação em Saúde; alfabetização vacinal

Área

Imunizações

Instituições

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

ANA LIDIA DE SANTANA DOS SANTOS, MARIA LUIZA OLIVEIRA DE SOUZA, DEISY VITAL DE MELO, PALOMA DE SOUSA PINHO, ELAINE ANDRADE LEAL SILVA, FERNANDA DE OLIVEIRA SOUZA