Dados do Trabalho


Título

ITABIRA REVERTE TENDENCIA E COBERTURA VACINAL DISPARA NA PRIMEIRA INFANCIA

Introdução

A estratégia de vacinação, principalmente da população infanto-juvenil é uma das ações em saúde pública mais bem-sucedidas e de maior relevância na prevenção e controle das doenças imunopreveníveis. Entretanto, uma significativa e preocupante queda na cobertura vacinal foi observada em Itabira em 2021 – ano de pico da pandemia de Covid-19. Os índices, que já estavam em declínio desde 2016, pioraram.

Descrição do caso

Para aumentar a cobertura vacinal no Município de Itabira, a Superintendência de Vigilância em Saúde desenvolveu um projeto que utilizou a técnica de planejamento estratégico denominada matriz SWOT. Assim foi possível identificar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças para desenvolvimento das ações. Com base nesse levantamento, foi possível traçar um plano com os seguintes princípios:
Usar todas as FORÇAS disponíveis;
Explorar as OPORTUNIDADES para melhorar os indicadores;
Eliminar ou minimizar as FRAQUEZAS;
Evitar ou desviar das AMEAÇAS, as quais temos algum ou nenhum controle.

Discussão

Após a execução das ações foram realizadas análises qualitativas e quantitativas para verificar o impacto do projeto nos indicadores. Itabira encerrou o ano de 2022 com todos os índices – 18 imunobiológicos da primeira infância – em ascendência.
Em 2023 os índices continuaram em ascendência, porém, não houve uma constância de crescimento em relação a 2022.
O resultado satisfatório veio dois anos depois da implantação do projeto. Em 2024, com a participação multissetorial mais efetiva os resultados foram grandiosos. Em apenas sete meses de trabalho, todos os índices de cobertura vacinal estão melhores do que os alcançados durante todo o ano de 2023. Em comparação com 2022, apenas dois imunobiológicos estão com índices inferiores – mas serão superados nos próximos cinco meses. Outro grande resultado é que em 4 anos, é a primeira vez que Itabira consegue cumprir meta de vacinação. A meta já foi alcançada em seis imunobiológicos da primeira infância. Os índices alcançados nos sete primeiros meses do ano também são melhores em comparação com o estado de Minas Gerais e Brasil.

Conclusão

Os resultados apurados em 2022, 2023 e 2024 representam uma reversão da queda dos índices vacinais que Itabira enfrentava desde 2016. Mesmo sem a consolidação dos dados para todo o ano, a parcial já aponta que 2024 é o ano da recuperação da cobertura vacinal no município. O trabalho multissetorial minuciosamente traçado com estratégias administrativas e inclusivas já traz resultados vitoriosos.

Palavras Chave

Planejamento estratégico; meta; cobertura vacinal

Área

Imunizações

Instituições

Prefeitura Municipal de Itabira - Minas Gerais - Brasil

Autores

NATÁLIA FRANCO BARBOSA DE ANDRADE, ARIANA GABRIELA RIBEIRO DUARTE, MARLY PEREIRA NASCIMENTO